Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de julho de 2011

Portugal: Crianças com eczema atópico sofrem de elevada falta de auto-estima

Faltar às aulas, evitar a prática de desportos, conviver com oscilações significativas de humor, bem como alterações no sono, são alguns dos problemas vividos por uma em cada quatro crianças com Eczema Atópico (EA).

Tais situações, consequentemente, trazem desconforto também para a família, que convive diariamente com as dificuldades de um filho com EA. Estas são algumas das conclusões de um estudo europeu, realizado pela Astellas Pharma, que teve como objectivo conhecer o impacto da doença na qualidade de vida das crianças que sofrem desta patologia.

O EA tem, também, um grande impacto na vida dos pais: 26% afirma que, por vezes, tem de faltar ao emprego por causas relacionadas com a doença dos filhos. Além disso, 50% considera que o EA tem um impacto muito grande na auto-estima das crianças; 32% refere que os filhos experienciam sensações de frustração e, 30%, acha que os filhos se sentem diferentes das outras crianças.

A prevenção ou redução das erupções cutâneas foi apontada como uma das prioridades para os pais, juntamente com o alívio da dor. Segundo os mesmos, todos os aspectos da vida familiar seriam melhorados se estas fossem menos frequentes.

O EA é uma doença crónica da pele que afecta cerca de 10% das crianças portuguesas. Assim que a doença surge, a criança normalmente inicia um ciclo de “erupções cutâneas” (vermelhidão e inchaço) seguidas por períodos de remissão, quando a doença parece ter cessado e a pele volta ao normal. Apesar de não ter cura, há uma variedade de tratamentos disponíveis para ajudar a minimizar o impacto. Alguns são concebidos para serem utilizados regularmente, para impedir o reaparecimento das erupções, enquanto outros são usados por um curto período de tempo, para tratar pontualmente uma erupção e ajudar a pele a cicatrizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário