Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como funciona a tabelinha?

Como funciona a tabelinha?A tabelinha é um método que algumas mulheres usam para tentar evitar a gravidez, mas é importante que se diga que não é um método contraceptivo e que nem evita o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Levando em conta essas considerações você pode usar a tabelinha como um método auxiliar para evitar a gravidez ou até mesmo para encontrar o melhor dia para engravidar.

Veja como funciona a tabelinha no desenho ao lado.

O princípio básico do uso da tabelinha é identificar o dia em que a mulher está ovulando, ou seja, o dia mais provável em que ela estará fértil. O dia fértil é aquele em que acontece a liberação do óvulo pelo ovário. Para conseguir bons resultados com a tabelinha é importante que se tenha um ciclo normal de menstruação, o sangramento deve ocorrer em intervalos de tempo regulares.

O funcionamento da tabelinha se dá da seguinte forma, imagine uma mulher que tem o seu ciclo regular de 28 em 28 dias, o seu período de ovulação será o 14° dia após o primeiro dia de sangramento. Nesse dia acontecerá a ovulação, ou seja, se ela quiser evitar uma gravidez não deve fazer sexo nesse dia ou então se desejar a gravidez esse é o melhor momento.

Mas, como estamos falando da natureza do corpo temos que levar em conta outros fatores, nada é tão exato na ciência do corpo humano. É importante ter uma margem de segurança de 5 dias, pois, alguns fatores externos como estresse e ansiedade podem contribuir para a modificação do ciclo menstrual.

Fora desse período a gravidez é mais remota, porém, ninguém está totalmente livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário