Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leite agora é indicado para prevenir degeneração motora

Tido por muitos anos como alimento essencial na dieta de pessoas de todas as idades, o leite agora é indicado para prevenir degeneração motora. Mas uma corrente da medicina se diz radicalmente contra o consumo do produto

Uma série de pesquisas recentes relaciona a ingestão de leite por idosos a uma melhora das funções motoras e mentais. A opinião, porém, está longe de ser unânime. Uma vertente forte de profissionais da medicina condena o consumo de leite por adultos, crianças e idosos. O DIÁRIO conversou com dois especialistas de opiniões diferentes e mostra os dois lados da moeda.

A Favor/ Pesquisadores do Nutritional Physiology Research Center e Sansom Institute for Health Research, na Austrália, obtiveram resultados positivos na associação do consumo de leite com a preservação do sistema psiconeurológico. O estudo concluiu que os idosos que ingerem a bebida e seus derivados apresentam uma probabilidade menor de desenvolverem problemas vasculares cerebrais. Além disso demonstram um melhor desempenho de memória, raciocínio e coordenação motora.

A nutricionista Ana Beatriz Barrella, da RGNutri Identidade em Nutrição, afirma que vários estudos, realizados desde a década de 50, mostram uma relação significativa entre a baixa ingestão de leite e problemas como demência muscular e cognitiva, além de depressão. "Devemos consumir leite diariamente, diversos benefícios da lactose são comprovados cientificamente. O leite é a principal fonte de cálcio e é importantíssimo para gestantes, pelo desenvolvimento ósseo do feto, e para crianças, pelo crescimento dos ossos e dos dentes. Também para os idosos, que têm uma diminuição da concentração de cálcio".

Ainda segundo Ana Beatriz, já está comprovado que alguns nutrientes presentes no leite, como o cálcio e o magnésio, ajudam no controle da perda de peso, da pressão arterial e na melhora do perfil lipídico. "O leite é o que chamamos de alimento completo, pois possui carboidrato, proteína, vitaminas e minerais, combinação rara de se encontrar em um só produto", acrescenta.

A médica ressalta que o tipo do leite (desnatado, semi-destanado ou integral) não interfere na sua riqueza nutritiva. "O cálcio e os nutrientes principais são preservados, a diferença é apenas na quantidade de gordura." Ana Beatriz explica que as únicas pessoas que devem cortar laticínios da dieta são os clinicamente diagnosticados com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose.

Contra/Elaine Marasca, médica antropofísica e presidente da Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada, não é radicalmente contra o leite. Mas afirma que a interrupção no consumo do alimento pode ser benéfica. "Existe uma corrente da medicina que desaconselha fortemente o consumo da bebida por todas as pessoas, inclusive crianças e idosos. A OMS recomenda a ingestão diária de laticínios, mas apenas por causa do cálcio, que é muito importante para o desenvolvimento. Contudo, existem outras fontes de cálcio que são mais saudáveis", alerta a médica, que consome alguns derivados do leite, mas não bebe o produto há muito anos.

Para Elaine, o leite aumenta a quantidade de secreção produzida pelo corpo, o que faz com que pessoas que sofrem de rinite, sinusite e outras doenças respiratórias tenham uma certa intolerância ao produto. "Além disso, já foi comprovado que o leite mantém processo inflamatório intracelular, que chamamos de inflamação ?surda?, por ser discreta. O problema é sério e pode desenvolver um tumor. Então, consumir uma quantidade baixa de leite é muito importante" afirma.

Elaine aconselha àqueles que vão consumir o alimento, para não fazê-lo durante as refeições. "É um hábito comum nos EUA, o que é prejudicial porque diminui a absorção de ferro daquele alimento consumido." Por experiência própria a médica atesta que adultos que consomem muito leite acabam ficando infantilizados. "Em 33 anos de experiência médica, já concluí que adultos que chegam ao meu consultório mostrando um desenvolvimento emocional aquém à sua idade real, normalmente consomem muito leite".

Fonte Diário de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário