Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Hospital Vera Cruz institui políticas de meritocracia

Para se manter competitivo, entidade profissionaliza gestão

Inovar é a palavra de ordem dentro do Hospital Vera Cruz de Belo Horizonte, Minas Gerais. Convidado há seis meses para atuar diretamente no processo de profissionalização e governança corporativa da instituição, o executivo Fábio Sinisgalli tem posto a inovação como prioridade da casa, que na década de 1980 já se destacava com novas ideias, como a criação de uma área de controle de infecção na região.

Com foco em ser uma organização mais transparente, o Vera Cruz buscava um profissional para implementar seu processo de sucessão de maneira inovadora. “É um procedimento que demanda tempo e maturidade do hospital. Chega um momento em que é preciso fazer a transição e sucessão da empresa e, normalmente, para ter efeito duradouro, necessita-se de um processo de governança corporativa, em que sócios e família se posicionem em órgãos de controle, que são os conselhos, e assim se passa a ter uma organização profissionalizada”, explica o diretor-executivo, ao comentar que apenas um terço das empresas sobrevive da 2ª para 3ª geração, por causa do processo sucessório.

Com o conceito de inovação difundido via ferramentas como intranet, comunicados em murais, jornais internos, ou ferramentas similares, o Vera Cruz havia dado alguns passos para o funcionamento do plano de sucessão, hoje 100% implementado por Sinisgalli, que trabalha fortemente na preparação do hospital para o novo mercado e atração de investidores. “Temos o objetivo de ser uma empresa atualizada e que cuida da sucessão com seriedade. Hoje sabemos que os hospitais que têm melhores práticas de governança se destacam”.

Atualmente, com a família fora da gestão, o Vera Cruz passou a ser vista pelos colaboradores e corpo clínico como um hospital voltado para o crescimento e desenvolvimento junto ao mercado. Para o executivo, as mudanças também já resultam em novas oportunidades de negócios e incentivos aos colaboradores, que semanalmente se reúnem com o grupo Pensar Diferente, como estímulo para inovar em diversos projetos.

“Fazem parte dos valores do hospital tanto a questão das pessoas quanto a capacidade criadora, e isso é percebido entre os colaboradores dentro das suas rotinas, no dia a dia. Os líderes, por exemplo, têm grande autonomia para desenvolver internamente sua norma de trabalho e isso faz com que o clima seja propício para novas ideias”, diz Sinisgalli.

O reconhecimento do pessoal interno do Hospital Vera Cruz se faz por meio de uma política criada para observar o desenvolvimento de cada colaborador e contemplá-los em promoções. Para isso, a instituição deve colocar em prática, ainda em 2011, um projeto de Recursos Humanos que visa ao reconhecimento por desempenho. De acordo com o executivo, uma série de ações faz parte do planejamento para vigorar no próximo ano, entre elas a participação dos colaboradores nos resultados da empresa.

Projetos para inovar
A maior parte das inovações da instituição é trazida pelos próprios gestores, médicos, corpo clínico e colaboradores, em reuniões e workshops realizados para a equipe do Vera Cruz.

Entre os projetos inovadores está um de linha de cuidados, desenvolvido para atender os pacientes com base em uma previsão de tempo, gerada por um protocolo desenhado pelo corpo clínico.

“O Vera Cruz é posicionado no mercado com tradição de ser inovador ao longo do tempo. Vários serviços que foram instituídos em Minas Gerais começaram aqui no hospital. Pensamos diferente e, de uns sete anos pra cá, criamos essa política mais forte, de também estimular em nossos colaboradores a criação de novas ideias”, completa o executivo.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário