Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Betacaroteno atrai a juventude

377854 202188719866763 100002269093066 441011 860916100 n Betacaroteno atrai juventude Na natureza o betacaroteno funciona como uma espécie de escudo contra adversidades que vão de mudanças bruscas de temperatura a escassez de nutrientes e água.

Dentro do nosso corpo, não é menos importante: ele é um tremendo antioxidante, contendo os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce de todos os nossos órgãos. Garantir bons teores de betacaroteno é uma excelente medida para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

O betacaroteno combate a oxidação do colesterol. Com isso a gordura não se fixa na parede dos vasos transformando-se no estopim para entupimentos capazes de levar a infartos e derrames. Refeições ricas em betacaroteno também protegem contra a formação de tumores. No entanto, altas dosagens, vindas de suplementação, podem produzir um efeito contrário, ressalva. Pesquisas realizadas na Finlândia e nos Estados Unidos apontaram para o perigo do exagero.

O consumo excessivo, de mais de 30 miligramas por dia, se mostrou associado à maior propensão a danos nas células. A recomendação é de 4 miligramas por dia.

Na verdade são as sobras do betacaroteno que agem como antioxidante. Explica-se: sempre que seu corpo precisa de vitamina A, o pigmento se transforma nesse nutriente. O local da metamorfose é a mucosa intestinal.

Se você pensa que o único atributo dessa vitamina, também conhecida como retinol, seja evitar problemas oculares, a degeneração macular ou a cegueira noturna, está enganado. Seu consumo regular promove benefícios tão diferentes quanto melhorar a aparência da pele e fazer com que o sistema imunológico funcione a todo vapor. Isso porque ela participa da formação de inúmeras células, inclusive as de defesa. Ou seja, também mereceria ser lembrada na prevenção de gripes e resfriados o que nem sempre acontece.

Com uma enorme vantagem: ao contrário da vitamina A, ele não se acumula no organismo. Ok, continua valendo a máxima de não exagerar: lembre-se de que isso pode ter efeito contrário na ação de prolongar a juventude. Ainda assim, podemos dizer que seu consumo é mais seguro.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário