Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e umidificadores podem ser fontes de contaminação

Especialista fala o que deve ser feito para não sofrer com as altas temperaturas, sem se descuidar da saúde


Não é fácil conter o calor nesta época do ano. Mas é preciso ter cuidado na hora de deixar o ambiente mais agradável: o uso contínuo de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores ou umidificadores pode se tornar uma arma contra a saúde, causando até mesmo pneumonia.

Indispensáveis no verão, estes equipamentos passam a ser fontes de contaminação por bactérias ou fungos, caso não sofram manutenção regularmente. Os micro-organismos ficam aderidos às partículas de água e poeira depositadas nestes aparelhos, desprendendo-se desses locais toda vez que o equipamento for utilizado. A inalação destes micro-organismos pode provocar processos alérgicos, infecções respiratórias e, em casos mais graves, pneumonia.

A doutora e professora de microbiologia do curso de Ciências Biomédicas da Veris IBTA Metrocamp Rosana Siqueira dos Santos explica o que deve ser feito para não sofrer nos dias quentes, sem se descuidar da saúde.

:: Higienize constantemente os equipamentos;

:: Limpe e troque o filtro do aparelho de ar-condicionado, para garantir a boa qualidade do ar. Obedeça sempre às normas técnicas do fabricante, uma vez que partículas de poeira ficam aderidas aos filtros. Caso contrário, elas podem se desprender, sendo lançadas ao ar no momento de uso;

:: Elimine todo o excesso de umidade que possa ficar no aparelho de ar-condicionado, já que isso servirá de ninho para a proliferação de bactérias e fungos;

:: Faça a limpeza das hélices e das hastes do ventilador, com pano úmido ou com álcool;

:: É importante que a água do umidificador de ar seja trocada diariamente, para evitar que bactérias e fungos se instalem nesse ambiente.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário