Investimento em mobilidade, implantação de novo data center, estrutura de Wi-fi e de BI são algumas das iniciativas que estão sendo colocadas em prática
Com foco em melhorar a qualidade da prestação de serviços para os pacientes, ter uma infraestrutura para o crescimento e inovar, o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, está realizando modificações na sua área de TI.
De acordo com o diretor de TI da instituição, Ricardo Santoro, o hospital está com dois projetos de implantação de um novo data center. “Antes nós tínhamos dois data centers, atualmente estamos finalizando o estágio de migração dos antigos para o novo local”.
O motivo da modificação, segundo Santoro, é para que o setor de TI tenha mais segurança e capacidade de expansão. Ele diz que a instituição implantou muitas soluções de virtualização de servidores e racionalização de recursos, por isso está em busca de conceitos mais modernos de otimização.
Mobilidade
O Albert Einstein também está instalando uma estrutura de Wi-fi, com o objetivo de suportar a implantação de novos projetos de RFID e dispositivos móveis. “Vamos estender o RFID para transporte de equipamentos. Estamos estudando também a possibilidade de utilizarmos o recurso para a localização de pacientes, médicos e equipamentos”. Vale lembrar que o hospital já utiliza a ferramenta no controle de temperatura de alguns equipamentos.
O executivo conta que, este ano, o hospital está focado em trazer para sua rotina soluções de dispositivos móveis. “Nós vamos ter duas visões dentro de mobilidade. Uma focada em serviços para a parte médica e outra direcionada para pacientes. Dentro desses dois projetos, teremos outras ferramentas atreladas”.
Outra iniciativa que está sendo colocada em prática é a reavaliação de Business Intelligence em que o hospital pretende construir um novo dataware base. Santoro diz que a ferramenta tem o intuito de possibilitar que os usuários façam as suas pesquisas e criem relatórios. “Essa ação terá inicio entre maio e junho deste ano e vai durar em média dois anos”.
Desafios
O diretor de TI do Einstein chama atenção para a falta de profissionais qualificados para a área e conta que esse fato é um desafio para a implantação de novos recursos. “O mercado está muito aquecido e é difícil encontrar pessoas capacitadas para suportar esse crescimento da sociedade, mantendo a qualidade de prestação de serviços”.
Por último, o executivo fala que o hospital também está trabalhando em uma política de otimização do uso de leitos. E ressalta que as ferramentas de TI podem contribuir para a realização deste objetivo.
“Com as soluções, pode-se, por exemplo, agilizar a prestação de serviços aos pacientes. Se uma pessoa recebeu alta, é possível agilizar o transporte deste paciente, alocar a equipe de higienização para que o quarto seja limpo e informar à central que há um quarto disponível”, finaliza.
Fonte SaudeWeb
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