Anatomia do rim |
O carcinoma de células renais é um tipo de câncer no qual as células cancerosas se encontram no revestimento de tubos muito pequenos (túbulos) nos rins.
Causas, incidência e fatores de risco
O carcinoma de células renais é o tipo mais comum de câncer renal em adultos. Ele ocorre principalmente em homens entre 50 e 70 anos.
A causa exata é desconhecida.
Os fatores de risco incluem:
- Tratamento com diálise
- Histórico familiar da doença
- Genética
- Rim em ferradura
- Fumar
Sintomas
- Dor abdominal
- Dor nas costas
- Sangue na urina
- Dilatação das veias ao redor do testículo (varicocele)
- Dor nos flancos
- Inchaço ou dilatação do abdome
- Perda de peso não intencional
Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:
- Constipação
- Intolerância ao frio
- Crescimento excessivo de pelos em mulheres
- Palidez
- Anomalias da visão
Algumas vezes, ambos os rins estão envolvidos. O câncer se espalha rapidamente, mais frequentemente para o pulmão e outros órgãos. Em cerca de um terço dos pacientes, o câncer já se espalhou (metástase) no momento do diagnóstico.
Exames e testes
O exame do abdome pode mostrar uma massa ou dilatação de algum órgão, principalmente do rim ou do fígado. Os homens podem ter varicocele no escroto - uma varicocele somente do lado direito é especialmente suspeita.
Os exames incluem:
- Tomografia computadorizada abdominal
- Perfil metabólico
- Hemograma completo
- Pielograma intravenoso (PIV)
- Exames de função hepática
- Arteriografia renal
- Ultrassonografia do abdome e dos rins
- Uranálise e citologia urinária
Os seguintes exames podem ser realizados para saber se o câncer se espalhou:
- Tomografia computadorizada abdominal
- Ressonância magnética abdominal
- Cintilografia óssea
- Radiografia de tórax
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
Tratamento
É recomendável a remoção cirúrgica de todo o rim ou parte dele (nefrectomia). Isso pode incluir remover a bexiga e os tecidos ou linfonodos circundantes.
Em alguns pacientes, a cirurgia para remover um pequeno número de tumores que se espalharam (metástase) pode ser útil.
Em geral, a radioterapia não funciona para o carcinoma de células renais; portanto, ela não é frequentemente usada. Os tratamentos hormonais podem reduzir o crescimento do tumor em alguns casos.
A quimioterapia geralmente não é eficaz para o tratamento do carcinoma de células renais. A droga interleucina-2 (IL-2), que funciona ajudando o sistema imune do próprio organismo a matar as células cancerosas, pode ser benéfica para um pequeno número de pacientes, mas é muito tóxica. Outras drogas quimioterápicas foram utilizadas, mas os pacientes em geral não vivem muito depois que a doença se espalha para fora do rim.
As terapias mais recentes incluem as drogas sorafenib, sunitinib e temsirolimus. A droga biológica bevacizumab também tem sido utilizada. A cura é improvável, a menos que todo o câncer seja removido com cirurgia.
Evolução (prognóstico)
O prognóstico depende da extensão do câncer e da resposta ao tratamento. A taxa de sobrevivência é maior quando o tumor está nos primeiros estágios e não se espalhou para fora do rim. Caso tenha atingido os linfonodos ou outros órgãos, a taxa de sobrevivência será muito menor.
Complicações
- Pressão arterial alta (hipertensão)
- Alto nível de cálcio
- Contagem alta de glóbulos vermelhos
- Anomalias da função hepática
- Propagação do câncer
Ligando para o médico
Entre em contato com seu médico sempre que houver sangue na urina. Também fale com o médico se tiver qualquer outro sintoma desta doença.
Prevenção
Pare de fumar. Siga as recomendações de seu médico no tratamento de distúrbios renais, principalmente naqueles que requerem diálise.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário