Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de março de 2012

Ansiedade apura sentido do olfato

Pessoas ansiosas tem o sentido do olfato mais apurado quando se trata de “farejar” uma ameaça, aponta estudo.

Entre os animais, o sentido do olfato é tão apurado que a mera presença do cheiro de um predador pode evocar o medo e respostas de ansiedade. Um estudo da Universidade de Wisconsin, nos EUA, mostra que, entre os seres humanos, as pessoas ansiosas são mais capazes de perceber o cheiro de algo ameaçador, indicando que elas têm o sentido do olfato mais apurado.

O pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética de 14 voluntários enquanto eles sentiam odores manipulados: alguns puros, outros neutros e alguns negativos. Eles deveriam dizer quando estavam ou não sentindo os cheiros. Durante este processo os autores mediram a capacidade de conduzir eletricidade pela pele (uma medida de nível de excitação) dos participantes. Depois do teste, eles classificaram seus níveis de ansiedade.

Os resultados, publicados no periódico Chemosensory Perception, mostraram que, com o aumento dos níveis de ansiedade, a capacidade de discriminar os odores negativos com precisão aumentou. Os resultados de condutância da pele mostraram que a ansiedade também aumentou a excitação emocional induzida pelo odor negativo.

“Os nossos dados enfatizam a relação entre a ansiedade com a hiper-sensibilidade do córtex olfativo e percepção olfativa básica em resposta à ameaça, destacando mecanismos neurossensoriais que podem estar subjacentes os sintomas deletérios da ansiedade”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário