Além das regras de compliance para as empresas associadas, a Associação reconhecerá boas práticas também dos distribuidores
Com mais de 120 empresas associadas, a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) investe na promoção de condutas éticas entre indústria, distribuidor e prestadores de saúde. A Associação planeja lançar, ainda este ano, um Selo Ético, voltado para os distribuidores.
“A Abimed recomenda que os associados determinem a seus distribuidores as mesmas regras de compliance. O Selo reforçará o relacionamento entre eles”, afirma o presidente-executivo da Abimed, Carlos Goulart.
Uma vez que o distribuidor seja aprovado por uma das empresas de acordo com os critérios definidos, a aprovação será válida para as demais empresas.
Uma pesquisa realizada pela Associação no ano passado – com 48 associadas – mostrou que 94% seguem algum código de ética. Cerca de 80% aplicam regras de compliance no relacionamento com distribuidores e determinam, inclusive em contrato, que sigam os padrões éticos da empresa.
Apesar disso, a Abimed acredita ser importante estabelecer critérios de fiscalização e de treinamento ao distribuidor, prática que ainda precisa ser aperfeiçoada no mercado.
“O Selo será um reconhecimento de que o distribuidor já foi treinado por uma associada da Abimed”, ressalta.
Pilares
Três são os pilares que a Abimed se baseia para promover suas ações em prol da ética, estes estão de acordo com as diretrizes da americana Advamed e europeia Eucomed.
Separação: o relacionamento da indústria com os profissionais da saúde deve ser isento, sem haver influência de interesses próprios. O interesse do paciente é o que deve nortear as negociações.
Transparência: garantir que a relação entre indústria e prestadores seja “limpa”, onde os trâmites são todos descritos de forma transparente.
Documentação: atividades devem ser documentadas. Existem, por exemplo, profissionais de saúde que prestam consultoria para a indústria a fim de evidenciar necessidades do mercado. O serviço precisa ser documentado.
Fonte SaudeWeb
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