Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasil ainda deve ter 520 mil casos de câncer em 2012

Próstata, nos homens, e mama, para as mulheres, são os que mais preocupam
A estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) é que o País ainda tenha mais 520 mil casos de câncer neste ano.

Dois tipos de câncer chamam mais atenção, por concentrarem grande parte dos casos: próstata, para os homens, e mama, para as mulheres.

Entre os homens, a estimativa é que surjam mais 60 mil casos, ou cerca de 30,8% do total. Em segundo vem o "pacote" traqueia, brônquio e pulmão, com apenas 8,8%.

Para as mulheres, dimensão semelhante. Mama concentraria 52,6 mil casos, com quase 28%. Colo do útero aparece logo depois, mas só com 9,3%.

Os dados foram liberados nesta quarta-feira, pela Sociedade Brasileira de Radioterapia, tratamento que usa os chamados aceleradores lineares, com radiação ionizante para destruir ou inibir o crescimento de célular do tumor.

A radioterapia, segundo o INCA, pode tratar cerca de 60% dos casos de câncer. Então, dos novos casos previstos para 2012, mais de 300 mil teriam indicação para o tratamento.

Só que a estimativa deles é que 90 mil deixem de receber o tratamento por conta da defasagem no número de serviços no Brasil, segundo Robson Ferrigno, presidente da SBRT (Sociedade Brasileira de Radioterapia).

— Em relação às recomendações da Organização Mundial da Saúde e as estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil tem uma carência de aproximadamente 140 aparelhos de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o país conta com aproximadamente 230 aceleradores lineares, atendendo apenas 66% da demanda.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário