Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dermatite de contato

Dermatite de contato por níquel na sola do pé

Definição

A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada por contato direto com uma substância irritante.

Nomes alternativos

Dermatite - contato; Dermatite alérgica; Dermatite - alérgica

Exames e testes

O diagnóstico é baseado principalmente na aparência da pele e no histórico de exposição a um irritante ou alérgeno.
De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, o "teste de contato é o padrão de referência para a identificação de alérgenos de contato". O teste de alergia com adesivos colocados na pele pode isolar o alérgeno suspeito de causar a reação.
O teste de contato é usado em pacientes que têm dermatite de contato crônica e recorrente. Ele requer três consultas médicas e deve ser realizado por um profissional com experiência nos procedimentos e interpretação dos resultados.
Na primeira consulta, pequenos adesivos com possíveis alérgenos são colocados na pele. Esses adesivos são retirados após 48 horas para ver se ocorreu alguma reação. Uma terceira visita, cerca de dois dias depois, é necessária para avaliar qualquer reação que não seja imediata. Você deve levar os materiais suspeitos com você, principalmente se já tiver testado esses materiais antes em uma pequena área de sua pele e notado uma reação.
Outros testes podem ser usados para descartar demais causas possíveis, incluindo a biópsia de lesão de pele ou a cultura da lesão de pele (consulte cultura da biópsia de mucosa ou pele).

Tratamento

O tratamento inicial inclui uma lavagem completa com bastante água para remover qualquer traço do irritante que possa ter permanecido na pele. A exposição aos irritantes ou alérgenos conhecidos deve ser evitada.
Em alguns casos, o melhor tratamento é não fazer nada na área.


Foto: ADAM
Alergia ao látex

Os cremes ou pomadas com corticosteroides podem reduzir a inflamação. Siga cuidadosamente as instruções ao utilizar esses cremes. O uso excessivo, mesmo de produtos com efeito reduzido vendidos sem receita médica, pode causar uma doença de pele complicada.
Em casos graves, os corticosteroides sistêmicos podem ser necessários para reduzir a inflamação. Eles geralmente são aplicados com uma redução gradual por cerca de 12 dias para evitar o reaparecimento da erupção. Além do tratamento com corticosteroide, ou em substituição a ele, o médico pode receitar pomada com tacrolimo ou creme com pimecrolimo.
Compressas úmidas e cremes anticoceira (antiprurido) calmantes ou secantes podem ser recomendados para reduzir outros sintomas.

Evolução (prognóstico)

A dermatite de contato geralmente desaparece sem complicações em duas ou três semanas, mas pode voltar se a substância ou o material que a causou não for identificado ou evitado. Pode ser necessário mudar de emprego ou de hábitos profissionais se a doença for causada por alguma exposição relacionada ao trabalho.

Complicações

Infecções bacterianas secundárias podem ocorrer.

Ligando para seu médico

Ligue para seu médico se os sintomas indicarem uma dermatite de contato e se ela for grave ou se não houver melhora após o tratamento.

Prevenção

Evite ter contato com alérgenos conhecidos. Use luvas protetoras ou outras barreiras se o contato com essas substâncias for provável ou inevitável. Lave a pele cuidadosamente após o contato com essas substâncias. Evite tratar excessivamente as doenças de pele.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário