Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Acordo com laboratórios deve reduzir preço da vacina contra HPV

A Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi, na sigla em inglês) caminha para um acordo com as farmacêuticas que pode significar o suprimento de milhões de doses de vacinas contra câncer cervical a preços reduzidos, para nações em desenvolvimento.

A negociação inclui a produção de vacinas pelos laboratórios Merck (EUA) e GSK-GlaxoSmithKline (Reino Unido). O acordo em relação aos preços pode ter um grande impacto na saúde de milhões de mulhere, segundo a Gavi.

Mais de 85% das 275 mil mortes anuais relacionadas ao câncer cervical ocorrem em países em desenvolvimento. Especialistas dizem que essa taxa pode aumentar para 430 mil até 2030, se nada for feito para proteger as mulheres.

As vacinas das duas empresas são as únicas drogas aprovadas para proteger contra o HPV humano (papilomavirus), principal causa de câncer cervical.

Um porta-voz da Gavi disse que "ao menos uma " das empresas tem feito "progressos encorajadores em direção a um preço aceitável".

A Merck divulgou, no ano passado, que estava preparada para oferecer a vacina para os países associados à Gavi com um grande desconto: o tratamento, com três doses, iria custar US$ 15 (cerca de R$ 27). A Aliança disse na época que essa era "uma boa oferta inicial".

Preço aceitável?
Um porta-voz da GSK afirmou que a empresa estava negociação com a Gavi e que queria disponibilizar seu medicamento para as mulheres ao redor do mundo, independentemente do rendimento dessas pessoas e de onde elas morassem.

"A GSK está comprometida em oferecer os menores preços para suas vacinas para os países mais pobres", afirmou o porta-voz, acrescentando que os preços também seriam determinados pelo tamanho dos contratos e pelo volume de doses a serem adquiridas por organizações globais, governos e terceiros.

O porta-voz da GAVI não citou o nome do laboratório com as negociações em "progresso", nem deu detalhes sobre o preço, mas afirmou que a Aliança continuaria a trabalhar com as empresas, com objetivo de assegurar que a vacina seja disponibilizada a um preço aceitável.

Se países elegíveis tiverem uma política de vacinação contra o HPV eficaz e os laboratórios chegarem a um acordo sobre os preços, "até um milhão de mulheres poderiam estar protegidas contra o câncer cervical até 2015 em diversos países", declarou em nota a Gavi em nota.

Fonte Folhaonline

Um comentário:

  1. Gostaria de saber aonde posso encontrar esta vacina com o preço reduzido aqui em Recife.
    Avaneide Machado

    ResponderExcluir