Resumo
O dente-de-leão é uma planta medicinal com ação diurética e depurativa que favorece a digestão, pode ser encontrada em infusão.
Nomes
Nome em português: Dente-de-leão
Nome latim: Taraxacum officinale
Nome inglês: dandelion, blawball
Nome francês: Pissenlit, dent de lion (Dent-de-Lion), couronne de moine
Nome alemão: Löwenzahn
Família
Asteraceae (Asteráceas)
Constituintes
Taraxina, terpenos, flavonóides, fitosteróis.
Partes utilizadas
Folhas e/ou raízes
Efeitos do dente-de-leão
Diurético, colagogo, colerético, depurativo, estimulador do apetite, aumenta as secreções da bile, ação possível sobre alguns tumores (câncer).
Indicações do dente-de-leão
Problemas digestivos: dispepsia, problemas na região do fígado, prevenção dos cálculos biliares (não indicado no tratamento), anorexia, prevenção dos cálculos urinários.
Efeitos secundários
Eventuais problemas de pele e/ou gastrointestinais, em caso de alta dosagem (nossa opinião). Na compra de um medicamento à base de dente-de-leão, leia a bula e peça orientações a um especialista.
Contra-indicações
Cálculos biliares. Na compra de um medicamento à base de dente-de-leão, leia a bula e peça orientações a um especialista.
Interações
Desconhecemos
Preparações à base de dente-de-leão
- Decocção de dente-de-leão
- Infusão de dente-de-leão
- Cápsula de dente-de-leão
- Extrato de dente-de-leão
- Tintura-mãe de dente-de-leão
- Mel de dente-de-leão (nutritivo, pouco efeito medicinal)
Onde cresce o dente-de-leão ?
O dente-de-leão cresce na Europa.
Quando colher o dente-de-leão ?
O dente-de-leão é colhido na primavera.
Observações
O dente-de-leão cresce na primavera, em vários lugares da Europa. Para fazer infusões à base de dente-de-leão, é necessário utilizar uma planta inteira seca (com as raízes) e é preferencialmente feita uma decocção, isto é, deve-se ferver a mistura de cerca de 3 colheres de café em água fria (inicio). Muitas pessoas fazem saladas de dente-de-leão bastante apreciadas. O efeito medicinal ainda não foi comprovado. Esta planta também pode ser utilizada contra diversos problemas gastrointestinais e na região do fígado, em especial como depurativo. Este último efeito é, às vezes, criticado por alguns cientistas, pois trata-se de uma noção vasta. É preferível falar em efeito sobre os cálculos ou sobre o metabolismo do fígado.
Fonte Criasaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário