Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Conviver bem com o próprio corpo ajudar a emagrecer

Melhorar a imagem corporal ajuda as pessoas obesas ou acima do peso ajuda elas a emagrecer. Esta é a conclusão de uma pesquisa publicada no Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. Segundo os resultados, mulheres que lidam melhor com a imagem do próprio corpo tendem a perder, em média, 5% a mais de peso ao fim de um programa de regime com dieta e atividades físicas.

Pesquisadores da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade de Bangor, na Grã-Bretanha, acompanharam durante um ano mulheres obesas e acima do peso que estavam fazendo programas de perda de peso. O grupo foi dividido em dois. Metade (grupo controle) recebeu informações gerais sobre saúde, como boa alimentação, gerenciamento de estresse e a importância em se cuidar. A outra metade participou de 30 sessões semanais (grupo de intervenção) onde foram discutidas questões como atividade física, alimentação com fundo emocional, imagem corporal e barreiras pessoais para a perda de peso.

Os resultados mostraram que a maneira como as mulheres do grupo de intervenção pensavam o próprio corpo melhorou e as preocupações com forma e tamanho do corpo reduziram. Quando os dois grupos de mulheres foram comparados com o grupo controle, viu-se que aquelas que estavam no grupo de intervenção foram mais capazes de autorregular a alimentação. Assim, elas conseguiram perder mais peso – em média, 7% do peso inicial. As mulheres do primeiro grupo conseguiram perder menos de 2% do peso inicial.

Segundo Pedro Teixeira, da Universidade Técnica de Lisboa e coordenador da pesquisa, problemas de imagem corporal são comuns entre pessoas obesas e acima do peso e podem levar a padrões mais rígidos de alimentação. “Nossos resultados mostram uma forte correlação entre a melhora da imagem corporal e mudanças positivas no comportamento alimentar”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário