Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Poeira de casas que têm cachorro ajuda no combate à doenças respiratórias

Equipe testou a chamada 'hipótese da higiene', que afirma que a limpeza extrema na nfância enfraquece as defesas do organismo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que ter cachorro em casa pode diminuir os casos de asma entre as crianças.

O estudo sugere que a poeira das casas com cachorro ajuda o sistema imune das crianças a combater infecções que podem levar à doença respiratória.

Para o trabalho, a equipe testou a chamada 'hipótese da higiene', que sugere que a limpeza extrema na infância pode promover o aparecimento de doenças mais tarde.

A equipe, liderada por Kei Fujimura, coletou a poeira de casas que tinham cachorro e serviu como alimento para camundongos. Eles, então, infectaram os camundongos com um vírus comum da infância conhecido como vírus sincicial respiratório, ou VSR, que aumenta o risco de asma.

Os resultados mostraram que os animais que ingeriram a poeira das casas com cachorro estavam protegidos contra os sintomas de infecção por VSR, como inflamação do muco que reveste as vias aéreas, sugerindo que a exposição os ajudou a combater o vírus.

Os camundongos também tiveram uma microbiota intestinal mais variada com diversas bactérias do que os camundongos do grupo controle.

Segundo os pesquisadores, os micróbios dos animais de estimação também podem colonizar o trato gastrointestinal dos humanos e ajudar o sistema imunológico a aprender a responder a infecções.

"Isso é importante porque quando as crianças desenvolvem RSV grave o risco de asma aumenta. Então é importante que os pais pensem na aproximação entre crianças e cachorros como a exposição a uma dose extra de probióticos benéficos à saúde", observa Fujimura.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário