Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aprenda a detectar os sintomas e a evitar a gripe A (H1N1)

Popularmente conhecida como gripe suína, ela voltou a causar mortes no Brasil

Popularmente conhecida como gripe suína, a Influenza A (H1N1), ou gripe A, é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Como evitar a gripe suína
Embora o nome remeta aos suínos, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, ninguém precisa deixar de comer carne de porco ou outros produtos de origem suína. As pessoas saudáveis devem evitar o contato com secreções respiratórias e tocar olhos, nariz e boca.

Além disso, os médicos recomendam que a população não coloque as mãos em lugares que muita gente encosta, como corrimões e maçanetas em lugares de grande aglomeração.


O Ministério da Saúde recomenda, ainda:

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

Principais sintomas da gripe A
Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.

Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostação, dificuldade respiratória e vômitos.

Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário