"Amigos do Samu" vai envolver escolas em trabalho de conscientização de crianças e adolescentes sobre o funcionamento do serviço
Após registrar aumento de 171% no número de trotes efetuados para a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a unidade de Aracaju (SE) dá início, no próximo dia 11, ao projeto " Amigos do Samu" , que visa conscientizar a população sobre o funcionamento adequado do sistema. A ação envolverá visitação a escolas da capital.
De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, crianças e adolescentes representam o grande público-alvo do projeto, uma vez que são esses os principais emissores de trotes, em especial, nos horários que antecedem às aulas e nos que as sucedem.
"Em geral, a utilização indevida do 192 se dá pelo desconhecimento do funcionamento do serviço ou pela incompreensão do cidadão frente ao seu papel de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a intenção de sensibilizar a população sobre a sua importância para o atendimento pré-hospitalar de urgência adequado, enfatizando os prejuízos causados pelo trote", justificou Leonardo Coelho.
Conforme o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Melo, "com base na faixa etária de cada turma, realizaremos palestras educativas, debates, distribuição de material informativo e apresentação de uma unidade móvel de urgência. A conclusão se dará com uma avaliação usada para verificar se as metas estabelecidas pelo Samu 192 Sergipe, em conformidade com a unidade escolar, foram atingidas", declarou.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário