Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais de 80% das pessoas desconhecem relação entre fumo e oito tipos de cânceres

Pesquisa realizada no Reino Unido foi publicada no aniversário de cinco anos da proibição de cigarro nos espaços públicos do país

Pesquisa realizada pelo Cancer Research UK revela que a maioria das pessoas no Reino Unido desconhece a relação entre o tabagismo e alguns cânceres. Os resultados mostram que mais de 80% da população não sabe que o fumo está associado a oito tipos das doenças.

Pelo menos dois terços das 4.099 pessoas entrevistadas sabia que fumar causa câncer de pulmão, boca (oral) e garganta (laringe e esôfago). No entanto, menos de 20% sabia que o tabagismo estava relacionado com leucemia e cânceres de intestino, fígado, pâncreas (cólon), rim, bexiga, colo do útero e ovário. Menos de 40% sabia que o hábito está ligado ao câncer de estômago.

A fumaça do cigarro contém um coquetel tóxico de mais de 70 produtos químicos cancerígenos. Quando um cigarro é fumado, esses produtos entram na corrente sanguínea e circulam em torno do corpo, aumentando o risco de câncer em diferentes locais.

Os números foram liberados no aniversário de cinco anos da proibição de cigarros em pubs, bares e todos os espaços públicos da Inglaterra, comemorado no dia 1 de julho.

Visto como um sucesso pela comunidade da saúde e desfrutando de um apoio maciço do público, o governo do Reino Unido agora visa proibir o uso de embalagens de cigarros coloridas e atrativas.

As embalagens atuais seriam substituídas por embalagens de tamanho, forma e coloração padrão, tudo projetado para tornar os cigarros menos atraentes para as crianças.

Fumar é de longe o fator de risco evitável mais importante para o câncer no Reino Unido, responsável por quase um quinto de todos os novos casos de câncer.

O tabagismo causa mais de um quarto (28%) de todas as mortes por câncer no Reino Unido e já matou cerca de 6,5 milhões de pessoas no Reino Unido nos últimos 50 anos.

"A lista de cânceres ligados ao fumo é verdadeiramente chocante. É uma longa lista de partes do corpo que são afetadas, refletindo quão mortal é o tabaco. Um dos problemas principais com o fumo é a força da dependência. Uma vez que um fumante é viciado, pode ser extremamente difícil e levar anos para ele se livrar. Quanto mais tempo uma pessoa fuma, maior o risco de doenças", observa Jean King, da Cancer Research UK.

Segundo os pesquisadores, a chave para reduzir o número de vidas destruídas pelo tabaco é evitar que os jovens comecem a fumar, em primeiro lugar. Reduzir o apelo dos cigarros é vital para esse objetivo alterando as embalagens atuais tornando-as menos atrativas.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário