Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de julho de 2012

Escoliose

Definição
A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral. A coluna vertebral se encurva no meio ou nos lados e geralmente inicia no começo da puberdade e progride durante o período de crescimento rápido.

 



Foto: ADAM
Escoliose

 

A maioria das escolas primárias faz triagem de escoliose, pois, se detectada cedo, a curvatura progressiva da coluna pode ser evitada. A escoliose afeta muito mais meninas do que meninos.

Causas, incidência e fatores de risco


Existem três grandes causas para a escoliose:
  • A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém-nascido
  • A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
  • A escoliose idiopática não tem causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. A maioria dos casos ocorre em meninas. O encurvamento geralmente se agrava durante os surtos de crescimento. A escoliose em crianças é menos comum e geralmente atinge igualmente tanto meninas quanto meninos.

Sintomas

Há suspeita de escolise quando um ombro parece estar mais alto do que o outro ou a pélvis parece estar inclinada. Um olhar leigo não percebe a curvatura nos estágios iniciais.


 


Foto: ADAM
Sinais de escoliose

 

O tratamento pode envolver o uso de uma órtese ou cirurgia e é determinado pela causa da escoliose, o tamanho e o local da curva e o estágio do crescimento ósseo do paciente.

Outros sintomas podem incluir:
  • Dor lombar e nas costas
  • Fadiga
  • Ombros ou quadris que parecem assimétricos
  • Coluna vertebral encurvada anormalmente para o lado (lateralmente)
Pode haver fadiga na coluna vertebral após longa permanência de pé ou sentado. A dor ficará persistente caso haja uma inflamação no tecido mole e desgaste dos ossos da coluna vertebral.
Observação: A cifoescoliose também inclui curvatura anormal da frente para trás, com uma aparência de costas arredondadas.

Exames e testes

O médico realizará um exame físico, inclusive um teste de curvatura para frente, o que ajuda a definir a curvatura. O teste de curvatura para frente é usado com mais frequência em escolas e consultórios médicos para a triagem de escoliose.


Foto: ADAM
Teste de curvatura para frente

Durante o teste, a criança curva-se para frente com os pés unidos e os joelhos retos e pendendo os braços. Quaisquer desequilíbrios na caixa torácica ou outras deformidades ao longo da coluna podem ser um sinal de escoliose.
O grau da curvatura vista no exame pode subestimar a real curva vista no raio X, logo, qualquer criança que tiver a coluna encurvada terá o raio X solicitado.

Os testes incluem:
  • Raios X da coluna vertebral (frontais e laterais)
  • Exame com escoliomêtro (um dispositivo que mede a curvatura da coluna vertebral)
  • Ressonância magnética (caso haja quaisquer alterações neurológicas observadas no exame ou haja algo incomum no raio X)

Tratamento

O tratamento depende da causa da escoliose, do tamanho e da localização da curva, além de quanto crescimento o paciente ainda terá.

 


Foto: ADAM

Coluna vertebral


A coluna vertebral é dividida em diversas seções. As vértebras cervicais compõem o pescoço. As vértebras torácicas compõem a seção do peito e têm as costelas conectadas. As vértebras lombares são as vértebras restantes abaixo do último osso torácico e a parte superior do sacro. As vértebras do sacro são cercadas pelos ossos da pélvis, e o cóccix representa a vértebra terminal ou cauda vestigial.

Na maioria dos casos de escoliose idiopática adolescente (menores de 20 graus), o tratamento é dispensado, mas devem ser realizadas verificações semestrais.
Na medida em que a curvatura se agrava (acima de 25 a 30 graus em crianças em fase de crescimento), o uso de órteses é geralmente recomendado para auxiliar a retardar a progressão da curva. Existem muitos tipos de órteses utilizados. O colete de Boston, o colete de Wilmington, o colete de Milwaukee e o colete de Charleston foram batizados com o nome dos centros onde foram desenvolvidos.



Foto: ADAM
Órtese para escoliose

Cada colete tem uma aparência distinta. Existem diferentes modos de usar cada um deles adequadamente. A seleção de uma órtese e a maneira como ela será usada depende de muitos fatores, inclusive das características específicas da curvatura. A órtese exata será decidida pelo paciente e o médico.
Um colete para as costas não reverte a curva. Em vez disso, usa a pressão para alinhar a coluna vertebral. O colete pode ser ajustado com o crescimento. O uso de colete não funciona para as escolioses congênitas e neuromusculares e é menos eficaz na escoliose idiopática infanto-juvenil.
A decisão do momento apropriado para se operar é variável. Após os ossos do esqueleto cessarem o crescimento, a curvatura não deve se agravar muito. Por conta disso, talvez o cirurgião queira aguardar até que os ossos do seu filho parem de crescer. Entretanto, pode ser que seu filho necessite de cirurgia antes disso, se a curva na coluna for grave ou estiver se agravando rapidamante. Curvas de 40° ou mais geralmente precisam ser operadas.



Foto: ADAM
Fusão da coluna vertebral

A cirurgia consiste em corrigir a curva (embora não completamente) e encaixar os ossos dentro dela. Os ossos são fixados no lugar com uma ou duas hastes de metal presas com ganchos e parafusos até que o osso seja recuperado. Às vezes, a cirurgia é feita através de um corte nas costas, no abdome ou abaixo das costelas. Pode ser necessário o uso de uma órtese para estabilizar a coluna vertebral após a operação.
Muitas vezes, as limitações impostas pelos tratamentos afetam o lado emocional e podem ameaçar a autoimagem, principalmente para adolescentes. Apoio emocional é importante.
Fisioterapeutas e ortopedistas (especialistas em aparelhos ortopédicos) podem ajudar a explicar os tratamentos e a assegurar que o colete se encaixe confortavelmente.

Evolução (prognóstico)

O resultado depende da causa, localização e gravidade da curvatura. Quanto maior for a curva, maior será a chance de ela piorar após cessar a fase de crescimento.
Quanto maior for a curva inicial da coluna vertebral, maior será a chance de que a escoliose se agrave após a conclusão da fase de crescimento. A escoliose grave (curvas na coluna vertebral maiores do que 100°) pode causar problemas respiratórios.


Foto: ADAM

Há quatro curvas naturais da coluna vertebral (cervical, torácica, lombar e sacral). Elas judam a absorver e distribuir tensões decorrentes de atividades físicas


 

Os casos que não possuem gravidade e que são tratados apenas com o uso de órteses costumam ser resolvidos satisfatoriamente. As pessoas com esse quadro não são suscetíveis a problemas a longo prazo, exceto uma taxa elevada de dor na coluna lombar quando envelhecem. As pessoas com escoliose idiopática corrigida cirurgicamente recuperam-se bem e podem levar uma vida ativa e saudável.
Os pacientes com escoliose neuromuscular sofrem de um outro distúrbio grave (como paralisia cerebral ou distrofia muscular), então os objetivos são distintos. Geralmente, a meta da cirurgia é simplesmente permitir que a criança se sente corretamente na cadeira de rodas.
Os bebês com escoliose congênita têm uma grande variedade de defeitos de nascença subjacentes. Essa doença tem um manejo difícil e geralmente muitas operações precisam ser feitas.

Complicações

  • Problemas emocionais ou baixa autoestima podem ocorrer como um resultado da doença ou de seu tratamento (principalmente, o uso de órtese)
  • Incapacidade dos ossos se encaixarem (muito raro em escoliose idiopática)
  • Artrite e dor na coluna lombar na idade adulta
  • Problemas respiratórios decorrentes de uma curvatura grave
  • Danos na medula ou no nervo espinhal decorrentes da cirurgia ou da incorreta curvatura grave
  • Infecção na coluna vertebral após a cirurgia

Ligando para o médico

Procure assistência médica caso haja suspeita de que seu filho sofre de escoliose.

Prevenção

Testes de rotina para escoliose realizados nas escolas de ensino fundamental e médio poderiam identificar muitos casos que seriam descobertos apenas em um estágio avançado da doença.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário