Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pressão econômica aumenta possibilidade de erros em laboratórios

Pesquisa da Fiocruz mostra, inclusive, que boa parte dos incidente que causaram danos aos pacientes poderiam ter sido evitados

A pressão econômica foi apontada como uma das principais causas dos incidentes de laboratórios. A análise faz parte de um estudo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz) que mostra, inclusive, que boa parte dos erros que causaram danos aos pacientes poderiam ter sido evitados. Defendida pelo médico Wilson Shcolnik, a pesquisa buscou identificar os impactos dos erros laboratoriais relacionados à segurança do paciente e discutir sua possibilidade de aplicação no Brasil.

De acordo com o trabalho, estes fatores estão associados a redução de equipes, aumento do fluxo de trabalho, exigência de produtividade, e à centralização da realização de exames, o que dificulta o controle sobre a fase pré-analítica do processo laboratorial.

A pesquisa analisou nove artigos que descrevem eventos adversos decorrentes de erros laboratoriais nos Estados Unidos, na Itália e no Reino Unido e confirma que a fase pré-analítica etapa entre a solicitação do clínico e a realização do exame no laboratório, incluindo, entre outros itens, cadastramento, orientação sobre coleta, recolhimento do material do paciente e transporte ao laboratório é a responsável pela maior proporção de erro, variando entre 54,5% e 88,9% do total de incidentes.

Shcolnik conclui que os estudos analisados evidenciam eventos adversos relacionados a erros laboratoriais e fornecem uma gama de métodos que poderiam ser utilizados na realidade brasileira e que permitiriam conhecer melhor e monitorar danos causados aos pacientes pelos erros cometidos nos laboratórios clínicos. Além disso, o autor sugere a adoção de notificação voluntária para a identificação de eventos adversos e a aplicação de estudos retrospectivos de relatórios de incidentes, que, analisados juntamente com médicos e outros profissionais da equipe de saúde, podem ser úteis para a avaliação dos danos reais e potenciais aos pacientes originados dos erros laboratoriais.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário