Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sopas de spa

Pratos para aquecer o corpo, matar a fome e a manter a forma

Quando as temperaturas caem, nada melhor do que um prato de comida bem quente e saboroso para ajudar a manter o corpo aquecido. Apesar de parecer inofensiva, nem toda sopa tem poucas calorias e – pasme! – ela pode comprometer a sua dieta. Uma sopa de feijão com macarrão, por exemplo, contém aproximadamente 400 calorias. Quando ingerida na companhia de pães, ou servida no pão italiano, o prejuízo pode ser dobrado.

Escolher ingredientes corretamente é a peça chave para fazer da sopa uma importante aliada na manutenção do peso ou até mesmo na perda dele. “A sopa deve ser preparada à base de legumes e hortaliças, sem óleo ou creme de leite e conter carnes magras como peito de frango, músculo ou coxão duro”, aconselham as nutricionistas Aline von Gal e Aline Garrido, do Spa Med Sorocaba, no interior de São Paulo. Além disso, é importante deixar de fora acompanhamentos como queijos, pães e torradas.

“Consumida ainda quente, ela ajuda a controlar a temperatura corporal e antecipa as mensagens de saciedade enviadas ao centro da fome. Mas o importante é não seguir essa dieta por longos períodos”, ressalta o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro.

Se o objetivo é emagrecer e ficar aquecido, o chef Reinhard Pfeiffer, do Spa Lapinha, no Paraná, indica os caldos caseiros e destaca a facilidade do preparo. “Sopas são perfeitas para serem preparadas com antecedência e podem ser congeladas por até três meses. Porém só se deve reaquecê-las uma vez, em fogo baixo, e mexendo de vez em quando, para aquecer de maneira uniforme", completa.

O iG Saúde selecionou quatro sopas saborosas e leves de diferentes spas. Siga a receita e bom apetite!

Sopa de Batata com Ervilhas
Nutricionistas Aline von Gal e Aline Garrido, do Spa Med Sorocaba Campus

Ingredientes:
300g de Batata
- 1 dente de alho
- ½ cebola picada
- ½ xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de sobremesa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de ervilhas frescas
- Sal à gosto

Modo de Preparo:
Corte a batata em pedaços pequenos e leve para cozinhar coberta com água junto com o alho amassadinho, a cebola e uma pitada de sal até a batata ficar molinha.

Depois de cozida bata tudo no liquidificador e volte ao fogo. Adicione a farinha diluída no leite e mexa até engrossar. Por último acrescente as ervilhas frescas.

Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 90 calorias/porção

Sopa de Vegetais e Soja
Spa Posse do Corpo

Ingredientes:
- 1 xícara de Carne de Soja
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 tomates
- 2 batatas
- 2 cenouras
- 2 folhas de couve manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- alho, sal, cheiro verde, cebola e temperos à gosto
- ½ xícara de arroz cozido (opcional)

Modo de preparo:
Deixe a carne de soja em água quente por10 a15 minutos. Depois, coloque-a em uma peneira e lave-a em água corrente até sair toda a cor escura. Esprema bem para tirar todo o excesso de água e reserve.

Refogue a cebola e o alho no óleo até dourar, acrescente a carne de soja e deixe refogar por alguns minutos. Junte o arroz, o tomate, a batata, a cenoura e a couve (todos picados) e cubra com água (aproximadamente 1 litro). Salgue a gosto. Após levantar fervura, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

- Rendimento: 4 porções
- Valor calórico: 134 calorias/porção

Sopa de Ervilha com Limão Siciliano
Chef Reinhard Pfeiffer, Spa Lapinha

Ingredientes:
- 1 colher de sopa (25 gramas) de manteiga
- 55 gramas de cebola em cubos
- 435 gramas de ervilhas congeladas
- 5 folhas de alface-americana
- 1 litro de caldo de legumes natural
- raspas e suco de 1 limão siciliano picado
- 1 talo pequeno de alho poró
- sal e pimenta calabresa a gosto
- sementes de girassol torradas e croutons de pão de ervas para finalizar

Modo de preparo:
Aqueça a manteiga em uma panela e frite a cebola por 5 minutos, até ficar macia. Refogue o alho-poró. Acrescente a ervilhaas folhas de alface-americana, 1 litro de caldo de legumes e as raspas e o suco do limão siciliano. Tempere com sal e pimenta calabresa e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a tampa fechada. Espere ficar morno e bata no liquidificador. Acrescente 5 folhas de hortelã picadas (3 gramas) e finalize com as sementes de girassol torradas.

- Rendimento: 2 porções
- Valor calórico: 240 calorias/porção

Sopa Chinesa
Nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba

Ingredientes:
- 80g de carne
- 40g de ricota esfarelada
-1 ovo batido
- 2g de azeite
- 40g de macarrão cabelo de anjo
- 80g de batata
- 40g de cenoura
- 5g de shoyu
- 12g de farinha de trigo

Modo de Fazer:
Coloque na panela de pressão: a carne, o azeite, a cebola e o alho e deixe dourar com pingos de água, depois coloque água suficiente para cozinhar a carne e tampe a panela. Depois de cozida, coloque os legumes e deixe cozinhar com a tampa aberta até amolecer. Bata metade da sopa no liquidificador, acrescente a metade que ficou inteira, o macarrão, a farinha, o shoyu, o ovo batido e a ricota esfarelada mexendo sem parar por 10 minutos.

- Rendimento: 2 porções
- Valor calórico: 284 calorias/porção

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário