Definição
A hérnia é geralmente uma bolsa formada pela membrana que reveste a cavidade abdominal (peritônio). Ela sai por um orifício ou área frágil na fáscia, a camada forte da parede abdominal que envolve o músculo.
Os tipos de hérnia são baseados no local em que ocorrem:
- A hérnia inguinal aparece como uma protuberância na virilha. Esse tipo é mais comum em homens do que em mulheres. A protuberância pode descer até o escroto
- A hérnia femoral aparece como uma protuberância na parte superior da coxa. Esse tipo é mais comum em mulheres do que em homens
- A hérnia incisional pode ocorrer em uma cicatriz se você já tiver feito uma cirurgia abdominal
- A hérnia umbilical aparece como uma protuberância ao redor do umbigo. Ela ocorre quando o músculo ao redor do umbigo não se fecha completamente
Nomes alternativos
Hérnia – inguinal; Hérnia inguinal; Ruptura
Causas, incidência e fatores de risco
Geralmente, não existe uma causa evidente para a hérnia. Algumas vezes, elas são resultado do esforço excessivo (de levantar muito peso, por exemplo). As hérnias podem já existir desde o nascimento, mas a protuberância pode ser imperceptível por muitos anos. Alguns pacientes podem ter histórico familiar de hérnias.
Elas podem aparecer em bebês e crianças. Isso acontece quando a membrana que cobre os órgãos abdominais não se fecha corretamente antes do nascimento. Cerca de 5 em cada 100 crianças apresentam hérnias inguinais (os meninos são mais afetados). Algumas crianças podem não ter nenhum sintoma até chegarem à idade adulta.
Qualquer atividade ou problema médico que aumentem a pressão nos músculos e no tecido da parede abdominal podem causar uma hérnia, incluindo:
- Constipação crônica, esforço para evacuar
- Tosse crônica
- Fibrose cística
- Próstata aumentada, esforço para urinar
- Peso em excesso
- Levantar muito peso
- Testículos que não desceram
Sintomas
Frequentemente, não ocorre nenhum sintoma. Entretanto, em alguns casos pode ocorrer dor ou desconforto. Esse desconforto pode ser pior quando você está de pé, faz esforço ou levanta objetos pesados.
Exames e testes
Um médico pode confirmar a presença de hérnia durante o exame físico. A massa pode aumentar de tamanho ao tossir, curvar-se, levantar peso ou fazer esforço. A hérnia (protuberância) pode não ser óbvia nos bebês e crianças, exceto quando a criança está chorando ou tossindo.
Tratamento
A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia. Entretanto, as hérnias menores que não apresentam sintomas algumas vezes precisam ser observadas. A cirurgia pode apresentar mais risco para os pacientes que têm sérios problemas médicos.
Ela geralmente será feita em hérnias que causam dor ou que estão aumentando de tamanho. A cirurgia protege a porção enfraquecida do tecido da parede abdominal (fáscia) e fecha todos os orifícios anormais que encontrar.
Uma hérnia umbilical que ainda não se curou sozinha quando o seu filho atinge os cinco anos de idade pode ser corrigida.
Em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia de emergência. A bolsa que contém o intestino ou outro tecido pode ficar presa no orifício da parede abdominal. Se ela não puder ser empurrada de volta, poderá causar uma hérnia estrangulada no intestino. Se a hérnia não for tratada, essa porção do intestino poderá necrosar devido à falta de fornecimento de sangue.
Evolução (prognóstico)
O resultado é geralmente bom com o tratamento. A recorrência é rara (de 1 a 3%).
Complicações
Em casos raros, a correção da hérnia inguinal pode causar danos nas estruturas envolvidas na função dos testículos. Outro possível risco da cirurgia de hérnia é o dano aos nervos, que pode causar falta de sensação na região das virilhas.
Ligando para o médico
Ligue para o médico imediatamente se:
- Você tiver uma hérnia dolorosa e o conteúdo dela não puder ser recolocado no abdome com uma leve pressão
- Você apresentar náusea, vômito ou febre junto com uma hérnia dolorosa
- Você tiver uma hérnia que ficou vermelha, roxa, escura ou descolorida
Ligue para o médico se:
- Você apresentar dor, inchaço ou protuberância na virilha
- Você apresentar protuberância ou inchaço na virilha, ou no umbigo, ou que estejam associados à cicatriz de uma cirurgia anterior
Prevenção
- Utilize técnicas corretas para levantar peso
- Emagreça, se você estiver com quilos em excesso
- Alivie ou evite a constipação comendo alimentos ricos em fibras, bebendo muito líquido, indo ao banheiro assim que sentir vontade e exercitando-se regularmente
- Os homens devem procurar o médico se precisarem fazer esforço para urinar. Isso pode ser um sintoma de próstata aumentada
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário