Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Hortelã pimenta

Nome científico
Mentha piperita.

Nomes alternativos
Hortelã-comum, hortelã-do-campo, hortelã-de-cheiro, hortelã-de-folha-miúda.

Descrição
Hortelã ou menta é o nome dado a várias plantas do gênero Mentha. A hortelã pimenta tem caules de até 90cm de altura e folhas opostas de cor verde clara. Suas flores são arroxeadas e surgem em espigas. Nativa de climas temperados, é uma planta aromática, refrescante e de sabor intenso.

Parte utilizada
Óleo essencial e folhas.

Uso medicinal
O óleo essencial é indicado no tratamento da síndrome do intestino irritável e de problemas digestivos como gases e gastrite. Externamente é usada em casos de mialgia e dor de cabeça. Algumas farmacopeias e sistemas tradicionais de medicina também apontam sua eficácia no tratamento da tosse, má digestão, cólica intestinal e problemas hepáticos.

Modos de uso
Infusão das folhas, tinturas e na fabricação de fitoterápicos como Endorus e Mentaliv.

Cuidados e contraindicações
Não deve ser usada em caso de obstruções biliares, danos severos ao fígado e durante a amamentação. As composições que utilizam o óleo essencial não são recomendadas para quem sofre de inflamação do trato gastrointestinal, vesícula ou tenha função hepática comprometida.

Efeitos colaterais
Em excesso pode causar dor de cabeça, azia ou tremores musculares. A essência pode irritar a mucosa ocular, causar insônia, distúrbios gástricos ou dores musculares em adultos. Pode ainda provocar dispneia e asfixia em crianças pequenas e bebês.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário