Cientistas japoneses descobriram sintomas peculiares que podem indicar câncer de mama: cera de ouvido grudenta na orelha e forte mau cheiro nas axilas. Toshihisa Ishikawa, PhD, Professor do Departamento de Engenharia Biomoplecular do Instituto de Tecnologia de Tokyo é o autor principal do trabalho.
Para chegar a conclusões, ele e seus colegas monitoraram as atividades de uma proteína criada por um gene associado ao câncer de mama, denominado ABCC11.
Estudando este gene e seu complexo celular e interações moleculares no corpo, os pesquisadores descobriram uma ligação distinta entre o gene e odor intensivo nas axilas e cera de ouvido úmida e grudenta. Especificamente, os pesquisadores expressaram que o gene ABCC11 e suas proteínas variantes em cultua humana embrionária em células do rim mostrou exatamente como o gene produz este tipo de cera de ouvido e odor nas axilas.
A descoberta pode levar a ferramentas práticas para médicos clínicos – especialmente aqueles em países em desenvolvimento – para identificarem rapidamente quem pode ter um maior risco de câncer de mama.
O médico Gerald Weissman, editor-chefe do Faseb Journal diz que apesar de as mudanças na consistência da cera de ouvido, o mau cheiro é difícil de passar despercebido. Ao que parece, o tipo de cera de ouvindo está lligado ao mesmo gene que gera o mau cheiro. Esta pode ser uma descoberta que irá salvar vidas detectando o câncer de mama mais rapidamente.
Fonte Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário