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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Produto promete clareamento vaginal e faz sucesso na Ásia

Produto promete clareamento vaginal e faz sucesso na Ásia Ado Henrichs/Agencia RBS
Foto: Ado Henrichs / Agencia RBS     O lançamento
de um produto similar no início deste ano, na Índia, foi
recebido com desdém internacional após um anúncio de TV
insinuando que ter uma vagina mais clara tornaria
as mulheres mais atrativas para os homens
Na Tailândia, a pele mais clara tem sido equiparada à classe mais elevada, uma vez que descreve uma vida não desperdiçada labutando em arrozais sob o sol
 
Um novo produto que promete deixar as partes íntimas das mulheres “mais claras em quatro semanas” fez ressurgir o debate da beleza na Tailândia – onde a pela clara é associada a oportunidade, sucesso e status – e levou críticos a questionar se a chamada moda do clareamento de pele vai acabar.

Produtos que prometem despigmentar o rosto, corpo e axilas já estão disponíveis em todo o país, como pílulas de branqueamento de pele e suplementos dietéticos para atingir as áreas que os cosméticos deixam de fora. Mas esta é a primeira vez que os procedimentos para as partes íntimas atingem o mercado tailandês.

O lançamento de um produto similar no início deste ano, na Índia, foi recebido com desdém internacional após um anúncio de TV insinuando que ter uma vagina mais clara tornaria as mulheres mais atrativas para os homens. Na Tailândia, no entanto, executivos dizem que a novidade foi recebida com grande sucesso.

– Produtos têm evoluído do clareamento de face e corpo para desodorantes capazes de nivelar as áreas escuras das axilas. Agora, a higiene íntima também oferece um benefício de clareamento, porque pesquisas evidenciaram que as mulheres estariam interessadas – disse Louis-Sebastien Ohl da Publicis Thailand, que criou os anúncios.

Na Tailândia, como em outros países do sudeste da Ásia, a pele mais clara tem sido equiparada à classe mais elevada, uma vez que descreve uma vida não desperdiçada labutando em arrozais sob o sol. Segundo a Draftfcb, agência por trás de muitos anúncios de clareamento de pele da Nívea na Tailândia, tais trabalhadores formam a maior parte dos consumidores tailandeses de produtos para clareamento de rosto e pele.

Alerta para os riscos à saúde
Em quase toda a região Ásia-Pacífico (sobretudo na China e Índia), a indústria de clareamento de pele deverá atingir US$ 2 bilhões em 2012.

Porém, a tendência tem sido associada a vários riscos de saúde devido a quantidade de ingredientes como o mercúrio em alguns produtos, que podem levar à descoloração permanente da pele ou danos nos rins. Além disso, nem todos os produtos disponíveis no mercado são legais.

Críticos desta tendência, como Kultida Samabuddhi, do jornal Bangkok Post, diz que os produtos têm “afetado o sistema de valores da sociedade”.

– Como a definição de beleza tem sido mudada pela indústria, mulheres tailandesas que não se encaixam no padrão estabelecido pelos produtores de cosméticos e agências de publicidade têm de lutar muito para manter sua autoestima – disse ela.

Mas a “moda do clareamento de pele”, como é frequentemente chamada, ainda não parece ter data para terminar. O mercado masculino ainda não foi plenamente explorado, disse Ohl, acrescentando que futuras variantes de Lactacyd White Intimate serão formuladas para incluir propriedades antienvelhecimento:

– Desta forma, você também poderá manter as partes íntimas frescas e jovens por mais tempo.
 
The Guardian
 
Por Zero Hora

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