Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alimentação no verão exige mais cuidados com a higiene

Veja dicas de como evitar a contaminação dos alimentos na praia e em casa
 
No calor do verão, os cuidados com a higiene e a conservação dos alimentos deve ser redobrada. As altas temperaturas favorecem o desenvolvimento de micróbios que podem causar danos a nossa saúde. Para quem está na praia os riscos são ainda maiores, já que as condições de conservação dos alimentos não são as ideias e nem todos os vendedores ambulantes possuem autorização para comercializar seus produtos.
 
— Ao escolher o que você irá consumir, além de prestar atenção no valor nutricional, é muito importane observar os cuidados de higiene do local. Alimentos mal condicionados e manipulados sem condições de higiene podem causar intoxicações alimentares com sintomas leves ou graves como diarreia, vômito, mal estar, dor de estômago e febre — alerta a nutricionista funcional Alice Müller.
 
Ou seja, todo cuidado é pouco para não correr o risco de ficar doente e perder as férias ou a temporada na praia.
 
Veja algumas dicas da nutricionista para manter princípios básicos de higiene, tanto no preparo caseiro como na alimentação fora de casa:
 
— Lave as mãos sempre que for preparar ou consumir alimentos, principalmente após manipular dinheiro e/ou usar o banheiro
 
— Compre alimentos somente de vendedores ambulantes, quiosques ou restaurantes autorizados pela vigilância sanitária
 
— Observe a higiene pessoal do vendedor: cabelos presos, unhas aparadas, roupas limpas, uso de luvas e tocas
 
— Alimentos que levam ovo, maionese e carne, como os sanduíches, são mais perigosos por serem muito perecíveis. É preciso cuidado redobrado também para frutos do mar como camarão, peixes e ostras, para os laticínios como o famoso queijo coalho, e para alimentos que levam creme, como os doces. Após o preparo, esses alimentos devem ser mantidos refrigerados (em temperaturas entre 0 e 4°C) ou ser mantidos aquecidos (em temperatura acima de 60°C) para diminuir o risco da contaminação. Assim, se estes alimentos ficarem expostos a temperatura ambiente por mais de 30 minutos, podem oferecer riscos a sua saúde
 
— Assegure-se de que o alimento servido quente, como espetinhos de carne e pasteis, estejam bem cozidos ou assados
 
— Lave as latinhas de bebidas antes de abri-las
 
— Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário