Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Um quarto dos ex-jogadores de futebol americano tem transtorno cognitivo leve

Pesquisa indica que lesões da substância branca do cérebro podem ser a raiz de déficits mentais entre jogadores aposentados
Pesquisa indica que lesões da substância branca do cérebro
 podem ser a raiz de déficits mentais entre jogadores aposentados
Pesquisa sugere que lesão da substância branca pode ser a raiz de déficits mentais entre jogadores aposentados da NFL
 
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, descobriram que um quarto dos ex-jogadores da NFL (National Football League) tem transtorno cognitivo leve, ou problemas no pensamento e na memória, uma taxa ligeiramente superior à esperada na população em geral.
 
A pesquisa indica que lesões da substância branca do cérebro pode ser a raiz de déficits mentais entre jogadores aposentados.
 
Os déficits mais comuns notados entre os ex-atletas foram as dificuldades para encontrar palavras e a memória verbal ruim.
 
"O estudo fornece pistas para as mudanças cerebrais que podem levar a estes déficits entre os atletas da NFL, e por que elas aparecem tantos anos após a lesão na cabeça", afirma o autor do estudo John Hart Jr..
 
Hart e seus colegas realizaram exames de ressonância magnética avançada de 26 jogadores aposentados da NFL, juntamente com 26 outros participantes controles, e descobriram que os ex-jogadores tiveram mais danos à massa branca do cérebro. A substância branca se localiza no interior do cérebro e liga diferentes regiões de matéria cinzenta.
 
"O dano pode ocorrer a partir de lesões na cabeça, porque o cérebro é sacudido e isso se estende até a matéria branca", explica Hart.
 
"A descoberta mais importante é que [os pesquisadores] foram capazes de encontrar a correlação entre as alterações de substância branca e déficits cognitivos", disse Kevin Guskiewicz, do Center for the Study of Retired Athletes at the University of North Carolina at Chapel Hill.
 
A imagem também mostra diferenças no fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro entre os atletas que tiveram prejuízos cognitivos. "O fato de que algumas áreas estão recebendo mais sangue do que o esperado sugere que há dano matéria branca nestas áreas, e que eles estão tentando compensar com mais fluxo de sangue", observa Hart.
 
Hart disse que espera que estes exames de imagem sejam úteis para o diagnóstico de atletas com deficiências cognitivas, embora ele saliente que os testes usados no estudo são apenas para fins de pesquisa.
 
"Ver as mudanças cedo, aos 45 anos ou 50 anos, pode nos permitir intervir através da reabilitação cognitiva ou algum tipo de medicação. Muitas vezes, quando essas condições são diagnosticadas, é tarde demais", ressalta Guskiewicz.
 
O estudo foi publicado na revista Neurology.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário