Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Café e sexo podem aumentar risco de derrame para algumas pessoas

Segundo uma nova pesquisa, fazer sexo, tomar café, se exercitar, e outras atividades cotidianas que aumentam a pressão arterial podem aumentar o risco de ruptura de um aneurisma no cérebro de algumas pessoas vulneráveis.
 
Cerca de 2% da população tem aneurisma, um inchaço em forma de “balão” em uma artéria do cérebro, que resulta em um ponto fraco na parede da artéria.
 
Os aneurismas são mais comuns após os 40 anos. Pressão arterial elevada, genes, tabagismo e uso de drogas estão entre os muitos fatores que contribuem para seu desenvolvimento. Eles também podem ser causados por ferimentos na cabeça e infecções.
 
Os aneurismas são geralmente muito pequenos para causar sintomas ou problemas, mas se eles crescem podem explodir e causar derrame, levando a danos cerebrais permanentes ou morte.
 
O risco global de ruptura é pequeno. No entanto, segundo os pesquisadores, mesmo atividades de curta duração que elevam a pressão arterial podem aumentar temporariamente esse risco. Por exemplo, o risco quase dobra na hora seguinte após a pessoa ter bebido uma xícara de café.
 
Outros pesquisadores já haviam notado que alguns fatores aumentam risco de ruptura. Por exemplo, pacientes frequentemente relatavam que estavam engajados em atividade sexual ou exercício físico antes da ruptura, mas esses fatores de risco nunca tinham sido quantificados.
 
Para isso, os cientistas pediram a 250 pacientes que tinham sobrevivido a uma ruptura de aneurisma para contar ao que eles tinham sido expostos, entre 30 possíveis fatores, no ano passado, com que frequência, e o que ocorreu imediatamente antes da ruptura.
 
Café e exercício vigoroso foram os fatores mais comumente observados, seguido de assoar o nariz, sexo, esforço para defecar, beber coca-cola, levar um susto e raiva.
 
O café foi ligado a quase 1% das rupturas nos participantes do estudo, e exercício físico vigoroso a cerca de 8%. Os demais fatores de risco representavam, aproximadamente, 5% ou menos das rupturas.
 
Segundo os pesquisadores, isso não significa que as pessoas com aneurismas precisam parar de beber café. Não há evidência suficiente para isso.
 
A maioria das pessoas que têm pequenos aneurismas não sabe por que não têm sintomas. Esses casos são geralmente descobertos por acidente, e check-ups regulares para monitorar o crescimento do aneurisma são geralmente tudo que é necessário.
 
Pessoas com aneurismas maiores tendem a fazer cirurgia ou outro tratamento dentro de 1 a 3 semanas de seu diagnóstico, por isso não há necessidade real de parar de beber café ou fazer alterações de estilo de vida.
 
Mas algumas pessoas não são saudáveis o suficiente para passar por cirurgia, e tem que conviver com o risco de ruptura. Esses pacientes devem parar de fumar e reduzir a pressão arterial. Também pode ser aconselhável para eles parar de beber café e tomar um laxante, se necessário.
 
Fonte CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário