Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Exames: Eletrocardiograma (ECG)

O que é o ECG
Um eletrocardiograma (ECG) é um registro da atividade elétrica do coração.
 
Os batimentos do coração são originados à partir de estímulos elétricos, que surgem em uma das câmaras cardíacas, denominada átrio direito. O estímulo elétrico gerado neste local passa a percorrer um tecido de condução especializado, que funciona como uma verdadeira "rede elétrica", e que percorre todas as câmaras cardíacas.
 
À medida que o estímulo elétrico segue por esta rede, ele atua de modo a produzir as contrações cardíacas. Estas contrações bombeiam o sangue por todo o organismo.
 
O eletrocardiograma é o exame médico, onde é feito o registro da variação dos potenciais elétricos, gerados pela atividade elétrica do coração. Estes sinais elétricos podem ser detectados na superfície do corpo e registrados através da utilização de um aparelho chamado eletrocardiógrafo.
 
Muitas vezes, o ECG é chamado de eletrocardiograma de 12 derivações, pois o registro da atividade elétrica cardíaca é obtido em 12 pontos diferentes do corpo.
 
Para que serve
Um ECG indica a frequencia e o ritmo dos batimentos cardíacos (regular ou irregular). Também indica a posição das câmaras cardíacas, e se existe aumento de uma ou de mais de uma delas. Através do ECG, o médico poderá avaliar o padrão dos sinais elétricos cardíacos, que se alteram em presença de muitas doenças.
 
Um ECG pode mostrar:
  • Batimentos e ritmos cardíacos anormais (arritmias cardíacas)
  •  
  • Bloqueios no sistema de condução dos impulsos elétricos do coração (congênitos ou causados por doenças)
  •  
  • Dilatação do músculo cardíaco, devido à hipertensão arterial ou a outras doenças.
  •  
  • Alterações sugestivas de doenças das artérias coronárias, tais como angina ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco), com diminuição do fluxo de sangue para as células cardíacas.
  •  
  • Alterações sugestivas de modificações dos eletrólitos do organismo, tais como a elevação ou a diminuição acentuadas das taxas de potássio
  •  
Também pode ajudar a diagnosticar as doenças congênitas do coração e as lesões nas válvulas cardíacas.
 
Preparo
Este exame não exige preparo especial, a menos que o profissional médico lhe dê orientações específicas.
 
Técnica do procedimento

Um ECG de repouso é um procedimento indolor e que toma menos de 5 minutos. Pode ser feito em consultório médico, clínica ou hospital.
 
O ambiente da sala deve estar com temperatura agradável; preferencialmente, o paciente deve estar calmo e descansado há pelo menos 10 minutos, e sem ter fumado há pelo menos 40 minutos. Pergunta-se ao paciente sobre o uso de medicamentos, atuais ou passados.
 
São colocados eletrodos adesivos ou pequenas ventosas, na parede torácica anterior, nos punhos e tornozelos. Para melhor transmissão dos impulsos elétricos através da pele, aplica-se um gel especial sob estes eletrodos. Nos homens, ocasionalmente pode ser necessária uma tricotomia (corte dos pelos) em parte do tórax.
 
Estes eletrodos são conectados a fios, ligados ao aparelho (eletrocardiógrafo), que irá registrar os impulsos elétricos do coração. O traçado do registro propicia ao médico 12 visões distintas da atividade elétrica do coração; o registro é impresso em papel, para ser interpretado pelo médico.
 
Aparelhos computadorizados, atualmente disponíveis, facilitam a ação do médico no preparo dos laudos, ao fazer a análise das diversas ondas elétricas do traçado e também das alterações na linha de base (infra e supradesnivelamento).
 
Riscos
Os riscos são mínimos, limitando-se a irritação da pele pelo gel em raros casos. Esta irritação desaparece rapidamente com a retirada dos adesivos.
 
Benefícios do ECG
O eletrocardiograma é um exame simples, rápido, econômico e de boa sensibilidade, capaz de proporcionar inúmeras informações ao médico, acerca das doenças cardíacas. Pela sua facilidade de obtenção, normalmente é realizado durante uma consulta cardiológica, complementando-a.
 
Interpretação do ECG
A interpretação do eletrocardiograma é feita pelo médico, podendo ser auxiliado por medidas feitas pelo computador, nos aparelhos mais modernos. São analisados, entre outros, o eixo (angulação) do coração, o ritmo, a freqüência, a presença de sobrecarga e hipertrofia ou dilatação de câmaras cardíacas, alterações de isquemia, indicativas de problemas das artérias coronárias, entre outras.
 
Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário