Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SUS dá início a terceira etapa de ação em Santa Maria

Foram disponibilizados 120 profissionais entre psicólogos
e psiquiatras para atendimento a vítimas e familiares
Segundo o último boletim, 33 pacientes continuam internados nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, dos quais cinco em estado crítico. A capital gaúcha concentrará os trabalhos da força
 
O Ministério da Saúde inicia a terceira etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido para o atendimento médico e psicossocial aos familiares e vítimas do incêndio ocorrido no último dia 27, em Santa Maria (RS). No momento, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) segue com uma equipe mobilizada em Porto Alegre. A capital gaúcha concentra os trabalhos da Força, antes desenvolvidos em parceria com a equipe mobilizada em Santa Maria.
 
Segundo o último boletim da FN-SUS, divulgado na tarde desta segunda-feira (18), 33 pacientes permanecem internados em hospitais das cidades de Santa Maria e Porto Alegre. Destes, cinco pacientes necessitam de ventilação mecânica e seguem em estado crítico.
 
“O Ministério da Saúde está comprometido em oferecer a esses familiares e vítimas do incêndio, o tratamento adequado a plena recuperação física e psicológica. Para isso, todos os recursos necessários estão sendo disponibilizados e isso continuará sendo feito nas próximas etapas dessa ação. A intenção é garantir que os pacientes tenham o acolhimento qualificado e de qualidade”, enfatizou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Em parceira com Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Santa Maria, o Ministério da Saúde montou um plano de ação para atenção psicossocial aos familiares e vitimas do incêndio. O Núcleo de Atenção Psicossocial foi montado para atuar na situação e conta com 164 profissionais divididos em equipes multidisciplinares. Do dia 31 de janeiro a 17 de fevereiro foram realizados 1.027 atendimentos.
 
Os atendimentos aos familiares e vítimas do incêndio foram divididos em atendimentos individuais, grupais, por telefone, visitas domiciliares a sobreviventes, familiares das vítimas e demais pessoas que estão com sofrimento mental em decorrência do incêndio. Além disso, a uniformização da assistência continuada aos pacientes que já tiveram alta médica, para que possam ter acompanhamento e – posteriormente – façam outras consultas e exames também está sendo discutida.
 
Voluntariado
O cadastro de voluntários para composição das equipes psicossociais, antes realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Os profissionais de saúde, das várias especialidades, podem se inscrever pelo site www.santamaria.rs.gov.br, através do no link Solidariedade Cadastro de Voluntários.
 
Força
O Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou ao Estado 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do SAMU, 30 ventiladores e 30 oxímetros de pulso, 200 ampolas de imunoglobulina antitetânica, 140 kits de hidroxicobalamina e 15 monitores. Também foram disponibilizados 120 profissionais entre psicólogos e psiquiatras para atendimento a vítimas e familiares.
 
Fonte: Agência Saúde- Ascom/MS
 
Por Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário