Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Santa Casa BH começa realizar transplantes de fígado

O Grupo Santa Casa BH vai começar a realizar
transplantes de fígado em sua nova clínica ainda
no 1º trimestre deste ano
Instituição realiza procedimentos de medula óssea, pâncreas, pâncreas-rim e córneas. Transplantes de fígado devem começar no 1º trimestre deste ano
 
O Grupo Santa Casa BH vai começar a realizar transplantes de fígado em sua nova clínica ainda no 1º trimestre deste ano. Em 2012, a instituição foi responsável por 139 transplantes de córneas, 53 de rim, 3 de pâncreas-rim e 4 de medula óssea.
 
A Clínica de Transplantes conta com aproximadamente 60 funcionários, sendo 50 médicos. A meta para o próximo ano é fazer 100 transplantes de rim, 30 de pâncreas-rim, 30 de medula óssea, 20 de fígado e aumentar os de córnea. “A contribuição da Santa Casa na área de transplante tem um impacto social muito grande. Estamos aumentando o índice de transplantes de rim, progressivamente, para também reduzir a fila de espera. No caso do transplante dos outros órgãos, para os quais somos credenciados, vamos contribuir para reduzir uma demanda enorme em Minas Gerais”, explica o oftalmologista Guilherme Mourão.
 
Nos transplantes de córneas, a Santa Casa BH iniciou recentemente um procedimento menos invasivo: o transplante lamelar endotelial ou lamelar posterior, que apresenta vantagens ao paciente.
 
Com investimentos na formação de equipes para identificação, captação e retirada de tecidos oculares na própria instituição, o programa de captação de globos oculares da Santa Casa BH alcançou, em 2012, o expressivo número de 682 córneas disponibilizadas ao Banco de Olhos do MG Transplantes.
 
Medula óssea e rim
Em novembro de 2012 a Clínica de Transplantes iniciou procedimentos de medula óssea. De acordo com o médico Wellington Moraes de Azevedo, hematologista e coordenador da Equipe de Transplantes de Medula Óssea da Santa Casa BH, o programa está bem estruturado e irá ajudar a atender a atual demanda por transplantes. “Trata-se de um procedimento novo na Santa Casa BH e de alta complexidade. Há uma necessidade real e estamos muito entusiasmados”, afirma.
 
Qualificação
Para contribuir com a qualificação de seus profissionais, a Santa Casa BH oferece diversos cursos de formação e especialização e está desenvolvendo novos cursos de mestrado voltados para a área de transplantes. Além disso, possui convênios e acordos de cooperação com instituições nacionais e internacionais, como os hospitais Albert Einstein, do Rim, Sírio Libanês, Incor, Société Francophone de Transplantation (Sociedade Francesa de Transplante) e Sociedade Portuguesa de Transplantação. A Santa Casa BH tem ainda acordo com alguns serviços nos Estado Unidos e na França.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário