Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de julho de 2013

Pesquisadores diminuem a quantidade de sódio de produtos e mantém o sabor

 (EM/D.A Press)O mineral é alvo de ampla campanha do governo federal para melhorar as refeições dos brasileiros
 
Belo Horizonte — Uma verdadeira crise de funcionalidade: os alimentos industrializados podem ser os principais aliados da saúde ou se transformar em verdadeiros inimigos do funcionamento do organismo humano. É a composição informada no rótulo — ainda muito ignorado pela maioria dos consumidores — que põe fim ao impasse.
 
O cenário complexo, de excesso de substâncias e de falta de interesse, intriga governo, indústria e cientistas. Uma das frentes é reduzir os índices de agentes como sal, gordura trans e açúcares, e agregar itens benéficos à saúde, como vitaminas, fibras e minerais.
Mudar a composição de um produto exige tecnologia, além de investimento financeiro e tempo. “Isso porque é preciso alterar a composição mantendo o sabor, a textura e a conservação dos alimentos, o que é bastante complexo”, explica Augusto Moraes, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia).
 
Entre 2007 e 2012, R$ 38 bilhões foram gastos pelo setor em inovação, boa parte do montante direcionado para o desenvolvimento de novos produtos e para a busca de soluções saudáveis.

Interessados em auxiliar a indústria nessa etapa de adequação, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, alcançaram resultados animadores em estudos para a redução do percentual de sódio, mantendo a mesma sensação ao paladar.
 
Para alimentos secos, como salgadinhos, petiscos e batata palha, os avanços são grandes. O sal refinado foi triturado em moinho e peneirado até que se obtivesse um pó muito fino. “Quando coloca-se o alimento na boca, a partícula do sal está pequena a ponto de chegar mais rápido às papilas gustativas e garantir maior eficiência ao criar a sensação de salgado”, explica.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário