Foto: Fritz e Frida / Agencia RBS Nutricionista dá dica de como preparar um chocolate quente menos calórico |
Com a chegada das baixas temperaturas, algumas pessoas optam por uma bebida bem quentinha para combater o frio. No inverno há uma grande procura por alimentos mais calóricos, que ajudam a manter o corpo aquecido. Por outro lado, as opções com menos calorias são uma alternativa para evitar o ganho de peso.
A bebida mais famosa da estação é o chocolate quente, mas existem outras opções para se aquecer, como é o caso dos cafés, chás e até mesmo o quentão, feito de vinho quente. Segundo a nutricionista Leopoldina Takahashi, o quentão ou as bebidas alcoólicas aumentam num primeiro instante a temperatura do corpo, pois estimulam a circulação do sangue, mas, por serem vasodilatadores, o frio volta rapidamente.
— A função vasodilatadora faz com que haja perda do calor interior para que ocorra uma regulação de temperatura com o meio exterior — explica Leopoldina.
O café, por sua vez, tem cafeína, que conta com ação vasoconstritora.
— O consumo do café possibilita a redução da perda de calor para o meio exterior. Por isso, o ideal é utilizar leite desnatado e adoçar o mínimo possível para não deixar a bebida calórica — aconselha a nutricionista.
Quanto aos chocolates quentes, Leopoldina dá a dica para não deixar a bebida super calórica:
— Minha dica para preparar um chocolate quente é utilizar cacau em pó, pois além de ser rico em vitaminas e minerais, é uma ótima fonte antioxidante. Como no café, aqui também é melhor optar por leite desnatado e, para deixar a preparação ainda mais saborosa, acrescente especiarias como canela, cravo, noz-moscada e casca de laranja.
Outra opção para aquecer são os chás, bebidas menos calóricas que podem trazer inúmeros benefícios de acordo com a planta utilizada para o preparo.
— É importante lembrar que, para preparar chás de ervas, a água não pode ser servida, pois o chá deve ser preparado sobre infusão. Já os chás de especiarias devem ser fervidos junto com a água para acentuar o sabor — afirma a especialista.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário