Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de julho de 2013

Postura corporal influencia sensações de controle e poder

Jessica Chastain chega à cerimônia do Oscar vestindo Giorgio Armani
Josh Haner/The New York Times
Jessica Chastain chega à cerimônia do Oscar
vestindo Giorgio Armani
Se você observar celebridades no tapete vermelho ou modelos na passarela, certamente verá a clássica postura de parada para as câmeras: peito aberto, pernas separadas e cabeça erguida, em geral com uma mão no quadril.
 
Essa pose não só serve para exibir melhor o figurino do dia como pode enviar sinais reconfortantes ao nosso cérebro de que somos pessoas capazes e competentes. Pesquisas realizadas na área de ciências sociais, nos três últimos anos, mostram que poses expansivas como essas liberam hormônios que fazem com que a pessoa se sinta mais positiva e relaxada, mesmo que pouco antes ela estivesse repleta de dúvidas sobre si mesma.
 
 
Filósofos, de René Descartes a Ayn Rand, já escreveram sobre a interação entre a postura psicológica e a física. Mas pesquisas recentes sugerem que a pose pode precipitar, e não apenas refletir, as emoções. Ou, ao menos, estudos constataram que a maneira pela qual as pessoas se postam pode afetar consideravelmente sua forma de abordar situações e resolver problemas, bem como sua atratividade para terceiros.
 
"A pose é poderosa", diz Amy Cuddy, da escola de administração de empresas da Universidade Harvard. Cuddy e colegas pesquisadores mostraram, por meio de experiências controladas, que assumir uma pose expansiva (imagine a Mulher Maravilha em pé com as pernas separadas e as mãos nos quadris) por dois minutos eleva a presença de testosterona e reduz o cortisol na corrente sanguínea.
 
A pesquisa dela se baseia em estudos prévios publicados de 2010 em diante. Um deles mostra que alcoólatras em recuperação tinham menor chance de recaída caso adotassem uma postura expansiva em vez de uma encolhida. Outro demonstrava que os participantes que assumiam poses eretas e abertas mostravam maior propensão a aceitar riscos nas tarefas propostas do que pessoas forçadas a adotar posturas fechadas e constritas. Também há testes que mostram que uma pose expansiva eleva a tolerância à dor.
 
Por quanto tempo dura o efeito de uma dessas poses de poder? Os pesquisadores dizem que as mudanças hormonais persistem por ao menos 15 a 20 minutos. Mas Dana Carney, psicóloga social que estuda dinâmica de poder e postura na Universidade da Califórnia em Berkeley disse que isso podia dar início a uma cascata psicológica que duraria o dia inteiro.
 
Para que você tenha a melhor aparência e desempenho, especialistas recomendam que, antes de qualquer situação de estresse, você mantenha uma pose de poder por dois minutos.
 
Durante o evento, mantenha pose expansiva, com o peito aberto (mas não empinado) e a cabeça nivelada ou ligeiramente alta. Não fique encurvado e não se encolha ou diminua. Evite levar as mãos ao pescoço, cruzar os braços sobre o peito ou segurar o cotovelo de um braço com a mão do outro.
 
"O importante é sentir conforto e que você tem controle sobre a forma pela qual você se apresenta", disse a Dra. Cuddy.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário