Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Câncer de mama atinge um homem para cada cem mulheres

Câncer de mama atinge um homem para cada cem mulheres Steve Knight/Stock photo
Uma das razões para o crescente número de homens afetados
é a oferta de anabolizantes e hormônios
Desconhecimento de que o público masculino também pode ser afetado pela doença faz com que, comumente, o câncer seja descoberto em um estágio avançado
 
— Eu tinha tão pouca informação que nem pensei sobre a possibilidade de estar acontecendo algo anormal.

A declaração de José (ele só quis revelar o primeiro nome), embora pareça incomum, é recorrente em cerca de 50 homens por ano. Apesar de ser uma doença atribuída à população feminina, o câncer de mama atinge, sim, os homens — mais especificamente, um deles para cada cem mulheres vítimas da doença.

Uma das razões para isso, de acordo com a mastologista e presidente do Imama, Maira Caleffi, é a oferta de anabolizantes e hormônios. Embora atualmente o câncer de mama masculino seja detectado por volta dos 60 anos, devido ao uso dessas substâncias, a tendência é que vá ocorrer cada vez mais cedo. Existem ainda outros grupos de risco, como aqueles em que há um histórico familiar importante de câncer de mama e ovários, principalmente em mulheres jovens.

Segundo Maira, o câncer de mama nos homens manifesta-se da mesma forma que nas mulheres, normalmente com um caroço atrás do bico ou perto da região do mamilo, uma ferida que não cura ou gânglios inchados na região da axila.

O diagnóstico e o tratamento também são bastante semelhantes. Maira explica que o desconhecimento dos homens faz com que, comumente, o câncer seja descoberto em um estágio avançado. Então, é recomendada a cirurgia associada à quimioterapia e radioterapia — o que foi o caso de José.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário