Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Novo aparelho de radioterapia dá mais precisão na luta contra o câncer

Novo aparelho de radioterapia dá mais precisão na luta contra o câncer Jefferson Bernardes,Divulgação/Preview.com
Foto: Jefferson Bernardes,Divulgação / Preview.com
Acelerador linear Trilogy faz tomografias antes do início
 do tratamento
Equipamento do Hospital Mãe de Deus pode substituir um tratamento de 30 dias por uma única sessão
 
O Hospital Mãe de Deus vai acrescentar na próxima semana uma nova arma ao seu arsenal contra o câncer. A instituição adquiriu um dos mais completos aparelhos de radioterapia externa existentes no mercado, que permitirá avançar significativamente no tratamento da doença.

Fabricado pela americana Varian, o principal recurso do acelerador linear Trilogy é a precisão na localização dos tumores, permitindo atingir a área doente com doses mais potentes e concentradas de radiação e preservar, ao mesmo tempo, os tecidos saudáveis ao redor. Com isso, um tratamento que hoje demora cerca de 30 dias, pode ser substituído por uma única sessão com altas doses radioativas, conforme a situação.

A máquina também é dotada do sistema IGRT (Image Guided Radiation Therapy, ou radioterapia guiada por imagem), em que um dispositivo denominado On Board Imager (OBI), integrado ao acelerador, faz tomografias do paciente antes do início do tratamento, possibilitando a conferência diária da posição do tumor na máquina.

Outra inovação importante é o gating respiratório, sistema instalado no tomógrafo, onde são feitas as imagens prévias à sessão de radioterapia e no aparelho de tratamento.

 — Podemos monitorar, por exemplo, como um tumor de pulmão se movimenta ao longo desse ciclo e programar o equipamento para irradiá-lo apenas quando ele estiver na posição que desejamos, garantindo precisão e a segurança de não estarmos irradiando tecido sadio — explica William Trinca, físico do serviço de radioterapia do hospital.

Além do novo equipamento, o Centro de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus renovou a unidade de braquiterapia e modernizou as instalações físicas de consultórios e salas de espera. Ao todo, o hospital investiu cerca de US$ 5 milhões.

Ficha técnica

Os recursos do Trilogy

Radioterapia Guiada por Imagem

— Faz tomografias do paciente antes e durante o tratamento, possibilitando a correção em tempo real do procedimento

Gating respiratório
— Monitora o movimento do tumor, permitindo irradiar apenas o tecido doente e preservar o sadio

Radioterapia externa com arco volumétrico (RapidArc)
—Reduz o tempo diário de tratamento, trazendo mais conforto e reduzindo o risco de movimentação durante a sessão

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário