Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Reduzindo o risco do HIV em transfusões

Estudo multicêntrico realizado no Brasil com doadores de sangue acaba de ser publicado na revista "Vox Sanguinis", da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue
 
Por Julio Abramczyk
 
O autor, o médico Cesar de Almeida Neto, da Fundação Pró-Sangue - Hemocentro de São Paulo, com a colaboração de especialistas dos hemocentros do Rio, Belo Horizonte e Recife, introduziu nova técnica para identificar fatores de risco para o HIV em doadores brasileiros, com base na epidemiologia e em padrões locais de transmissão do vírus.
 
Doadores de sangue dos quatro hemocentros nacionais de transfusão que eram HIV positivos, confirmados por exames, passaram por entrevista áudio computadorizada de autopreenchimento, em substituição às entrevistas pessoais que podem proporcionar inibição, influenciando negativamente as respostas.
 
Essa técnica permitiu identificar fatores de risco em 3 de cada 4 portadores do vírus.
 
O estudo constou de 341 casos positivos, inclusive 47 com infecção pelo HIV recentemente adquirido, e 791 controles (sem o vírus).

Os fatores de risco mais relatados, para os dois sexos, foram relação sexual com pessoa HIV positiva e ser usuário ou parceiro de usuário de droga endovenosa.
 
Os autores do estudo também identificaram fatores de risco inesperados, como exposição ocupacional ao vírus e cirurgia e endoscopia nos últimos 12 meses.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário