Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Entenda como ocorre o soluço

Você algum dia deve ter ouvido da boca dos pais ou avós  que comer rápido ou até mesmo dar muitas gargalhadas pode provocar soluço, pois bem, não é bem assim que ele ocorre, mas é perfeitamente compreensível a confusão feita na maioria das vezes pela falta de informação mais apurada
 
O soluço é uma contração espasmódica involuntária do diafragma que, por sua vez, é um músculo que separa o tórax do abdome.
 
Quando esse espasmo involuntário ocorre, a glote se fecha, o que acaba prejudicando a passagem de ar para os pulmões que é forçado a entrar para o estomago sendo expulso pelo ruído característico.
 
A causa do soluço ainda é desconhecida, mas cientistas acreditam que esteja ligado as vias neurológicas e ao sistema nervoso central.  As crises de soluço são em média quatro soluços por minuto e é um quadro passageiro embora desagradável.
 
Um fato curioso sobre o soluço é que até mesmo bebês ainda no útero podem também ter soluços, o que no caso se justifica pelas manobras respiratórias da mãe.
 
Como evitar o soluço
Embora não se saiba ao certo as reais causas do soluço, é possível que algumas medidas sejam tomadas a fim de evitá-lo, e uma delas é não comer  grande quantidade de alimento em uma única refeição, e evitar a evitar a ingestão de ar quanto estiver se alimentando. Outra dica válida aqui também, é evitar bebida alcoólica, refrigerantes ou qualquer outro tipo de bebida gasificada.
 
Como parar o soluço
 
Para se livrar do soluço podem ser realizadas algumas manobras, tais como:

- Inclinar e pressionar os joelhos contra o tórax por alguns segundos.

- Ingerir água gelada ou fazer gargarejo com ela.

- Respirar dentro de um saco de papel.

- Ingerir açúcar puro.

- Prender a respiração por alguns segundos e soltar contra a parede ou algum obstáculo.
 
Se nenhuma dessas manobras funcionarem e o soluço persistir, é diagnosticado o soluço persistente, que poderá ser tratado com medicamentos ou até mesmo uma intervenção cirúrgica para implantação de um marca-passo  respiratório, em todo caso, sempre recomenda-se a consulta a um profissional médico.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário