Foto: 3M ESPE Aparelho Lava Chairside Oral Scanner |
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, desenvolveram um scanner portátil capaz de capturar digitalmente imagens tridimensionais do interior da boca de um paciente.
A abordagem permite visualizar, em tempo real, impressões dentárias rápidas e digitais, com melhor qualidade das imagens.
Tradicionalmente, os dentistas fizeram impressões dentárias fazendo com que os pacientes mordam um material de silicone moldável. Tais impressões, no entanto, podem ser confusas e desconfortáveis e, às vezes imprecisas.
O equipamento, que recebeu o nome de Lava Chairside Oral Scanner (COS) começou a ser fabricado no ano 2000, pelo pesquisador Douglas Hart e seus colegas.
Após apenas três anos, a companhia 3M adquiriu o sistema de tecnologia dental por 95 milhões dólares.
"Isso começou com toda uma nova maneira de pensar sobre a imagem. Não estamos usando apenas uma câmera passivamente, é uma interação entre a câmara e o software conversando entre si", afirma Hart, professor de engenharia mecânica.
De acordo com os pesquisadores, hoje, o COS é uma "varinha mágica" com a forma e o tamanho de uma escova de dente elétrica. Dentistas manobram a varinha em torno do interior da boca de um paciente, a varinha tira dezenas de fotos dos dentes e envia os dados 3D, em tempo real, para a tela a ser usada os dentistas.
A equipe acredita que isso aumente a velocidade, a facilidade e a precisão de moldes dentários que são utilizados para conceber e produzir vários produtos ortodônticos.
isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário