Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Farmacêuticos apresentam dúvidas sobre a prescrição de medicamentos

Imagem ilustrativa
No mês de agosto, foi aprovada uma resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que permite que alguns medicamentos sejam prescritos diretamente pelo farmacêutico. A medida pode garantir mais agilidade nos atendimentos de prescrição de medicamentos, cuja dispensação exija prescrição médica e que esteja condicionada à existência de diagnóstico prévio.
 
A classe ainda não está prescrevendo, já que a resolução ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo os farmacêuticos existem muitas dúvidas sobre o assunto. O texto aprovado pontua que o farmacêutico realize a prescrição de medicamentos e produtos com finalidade terapêutica que não exijam prescrição médica.
 
"Ainda não foi definido com clareza quais as classes de medicamentos poderão ser prescritas. Os remédios controlados, aqueles utilizados para tratamento cardíaco, entre outras doenças precisam de diagnóstico apurado para ser prescrito. Com base nisso, acredito que apenas os medicamentos mais básicos serão comercializados no balcão sem receita médica", explica a farmacêutica, Veridiana Lazarin.
 
Segundo a profissional a resolução irá exigir mais responsabilidade dos farmacêuticos. "Caberá ao profissional usar da ética e dos conhecimentos práticos para prescrever os medicamentos previstos. Ou seja, por mais que o profissional irá recomendar um paracetamol, por exemplo, precisa realizar uma anamnese cuidadosa. Vale lembrar que somente o farmacêutico poderá prescrever, a resolução não serve para balconista ou proprietário de estabelecimento", salienta.

Benefício
Para a farmacêutica a medida irá facilitar nos casos mais simples. "Às vezes o paciente tem uma dor de dente, por exemplo, ou outros problemas de saúde que são fáceis de diagnosticar, mas que para medicar é preciso enfrentar uma fila na Unidade Básica de Saúde ou no consultório. Se o farmacêutico puder prescrever irá facilitar para o paciente", pontua.
 
Jornal do Oeste - Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário