Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pesquisa aponta que fumantes são mais infelizes

Pesquisa aponta que fumantes são mais infelizes Gina Sanders/Deposit Photos
Foto: Gina Sanders / Deposit Photos
Resultados da pesquisa são importantes para orientar os especialistas
 na conduta com os pacientes que querem deixar de fumar
Estudo realizado na PUCRS mostra que fumar não funciona como antidepressivo
 
Uma das dificuldades em largar o fumo é a insegurança de não ter mais disponível a "bengala de apoio" que o cigarro representa, principalmente nos momentos de ansiedade, nervosismo e depressão. Entretanto, investigações recente apontam que essa explicação pode ser uma falácia e o fumo torna a pessoa mais infeliz.
 
— Investigações recentes apontam que essa explicação possa ser uma falácia e que, em geral, o fumo torna a pessoa mais infeliz que os demais — diz.
 
Estudo feito com 1.021 pacientes do Ambulatório de Cessação do Tabagismo do Hospital São Lucas da PUCRS reforça a noção mais recente de que usar o tabaco como automedicação (ansiolítico e antidepressivo) talvez seja um mito.
 
— Passada a turbulência inicial dos primeiros dias ou semanas logo após a cessação do tabagismo, o que se detectou é que o ex-fumante se torna mais feliz do que o que permanece fumando. O uso não frequente até melhora o humor, mas a longo prazo leva à depressão — afirma o pneumologista José Miguel Chatkin, coordenador do estudo.
 
Em um escore que mede o grau de depressão, o grupo de fumantes, em média, atinge 50% mais pontos do que quem nunca fumou ou largou o cigarro. Não houve diferenças significativas entre homens e mulheres. Mesmo mais suscetíveis à depressão, elas se recuperam da mesma forma que eles.
 
Os resultados da pesquisa são importantes para orientar os especialistas na conduta com os pacientes que querem deixar de fumar.
 
— Alertamos sobre os benefícios emocionais da abstinência em longo prazo, ao invés de valorizarmos a ideia de que o cigarro funciona como antidepressivo, pois, em verdade, trata-se de um forte agente depressor do humor — explica o médico.
 
As dificuldades iniciais ao deixar o cigarro se relacionam à síndrome de abstinência, semelhante à que ocorre com qualquer usuário de álcool, crack, cocaína e outras drogas.
 
— Nessa fase do processo de cessação, os sintomas podem ser perda de interesse por suas atividades, cansaço, falta de apetite e sentimento de inutilidade, sudorese, palpitações e insônia, que são variáveis em intensidade de paciente a paciente — diz o especialista.
 
Entre os pacientes estudados na pesquisa, os casos de depressão de maior intensidade foram mais frequentes entre os que fumavam mais cigarros por dia, por mais anos e os que tinham maior dependência à nicotina.
 
Chatkin admite que existe dúvida se a melhora no humor com a passagem do tempo e êxito na cessação do tabagismo se deva ao fato de a pessoa se sentir vitoriosa por ter vencido a batalha contra o fumo.
 
— Também pode ser que o cérebro esteja funcionando melhor, com eventual liberação de substâncias que tenham essa ação.
 
O estudo, que fez parte da tese de doutorado da bióloga Vanessa dos Santos, foi publicado no British Journal of Psychiatry e apresentado, por convite, na International Conference on Drug Abuse, nos EUA. O grupo fará agora pesquisa longitudinal, com acompanhamento de pacientes antes e depois de deixarem o cigarro. A anterior comparava ex-fumantes com fumantes atuais, quando outros fatores podem comprometer os resultados. As informações são da revista PUCRS Informação.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário