Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Medicamentos vencidos de hospital particular de Esperantina são encontrados às margens de rodovia

Lixo foi descartado às margens da PI-213(Imagem:Revista AZ)
Imagem: Revista AZ
"O que me garante que esse lixo não foi transportado por pessoas de má índole para prejudicar nossa Clínica?", disse o coordenador do hospital.  
 
Moradores do município de Esperantina encontraram uma grande quantidade de medicamentos jogados às margens da PI 213 a cerca de 6 km da cidade.

A maioria dos medicamentos é de uso pediátrico adulto e de uso ginecológico e todos estão com a data de validade vencida.

Entre os medicamentos descartados foi encontrado uma folha de evolução de prescrição médica no nome do Hospital das Clínicas de Esperantina.
 
Medicamentos encontrados estão vencidos(Imagem:Revista AZ)
Imagem: Revista AZ
Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária do município, Carlitos Barros, todo lixo hospitalar das clínicas particulares devem ser encaminhadas pela próprias clínicas ao setor de Vigilância Sanitária do município. Carlitos disse ainda não ter conhecimento desse descarte de medicamentos às margens da estrada.
 
Medicamentos de uso adulto e infantil também foram encontrados(Imagem:Revista AZ)
Imagem: Revista AZ
Medicamentos de uso adulto e infantil também foram encontrados    
Carlitos Barros Carlitos Barros explicou que para que a vigilância sanitária recolha o lixo hospitalar, é necessário que o hospital, posto de saúde, ou qualquer clínica conveniada com a prefeitura, comunique com antecedência à Vigilância Sanitária para que se desloque ao local e recolha o lixo que deve ser depositado em um local especial no "Lixão Controlado", que fica situado na localidade Furna da Onça, a cerca de 4 km da sede do município. 
 
Folha de prescrição médica do Hospital das Clínicas de Esperantina(Imagem:Revista AZ)
Imagem: Revista AZ
Folha de prescrição médica do Hospital das Clínicas de Esperantina
 
"Se uma clínica não tiver convênio com a prefeitura, que é o caso da clínica citada na matéria, é de obrigação dela enviar para a vigilância sanitária, o lixo ou medicamentos vencidos, aonde é feito um laudo constatando a entrega e o recebimento do lixo e neste caso, não temos esse laudo, ou seja, não fomos informados e não temos conhecimento desse descarte de lixo na estrada", explicou o coordenador.

O coordenador do Hospital das Clínicas de Esperantina, Carlos Afonso, disse também desconhecer esse descarte de medicamentos vencidos. "O que me garante que esse lixo não foi transportado por pessoas de má índole só para prejudicar nossa Clínica? Até porque o atual local que também é chamado de lixão não tem segurança e qualquer pessoa pode entrar e sair. Há muito tempo que não temos internação e nem farmácia e só estamos funcionando com a parte ambulatória. Quando entregamos o lixo, não recebemos nenhum laudo", relatou.

GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário