Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Governo amplia faixa etária de vacinação contra HPV

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (18), que vai ampliar a faixa etária das meninas que receberão a vacina contra o vírus HPV pela rede pública de saúde.
 
A previsão inicial --dada em julho deste ano, quando a vacina foi anunciada-- era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as meninas de 10 anos. O esquema vacinal seria de três doses, com a segunda dose sendo dada um mês após a primeira, e a terceira dose aplicada seis meses após a primeira.

Editoria de Arte/Folhapress
A decisão agora tomada, e anunciada nesta quarta, é a de vacinar, em 2014, garotas de 11 a 13 anos; e, a partir de 2015, as meninas de 9 a 11 anos.
 
Para tanto, o governo fez um espaçamento maior entre as três doses. Agora, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira; e a terceira deve ser dada cinco anos depois da primeira.
 
Segundo a Saúde, o novo formato tem respaldo de estudos e práticas internacionais; e, dada cinco anos após a primeira, a terceira dose pode funcionar como reforço.
 
"O Ministério da Saúde decidiu adotar o esquema estendido baseado em estudos recentes que comprovam a eficácia desta medida. Além disso, a estratégia segue recomendação da Opas (Organização Pan Americana de Saúde) e foi discutida com especialistas brasileiros que integram o Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações. Vale ressaltar que o esquema já é utilizado por países como Canadá, México, Colômbia, Chile e Suíça", argumenta nota do ministério.
 
A vacina será oferecida no SUS a partir de março de 2014. Ela pode prevenir contra o vírus HPV, responsável por 95% dos casos de câncer de colo uterino, além de estar ligado a outros tipos de câncer e verrugas sexuais.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário