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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nova escova inteligente que ensina a limpar os dentes custará R$ 349

Divulgação
Inteligente: aparelho avisa se houver pressão excessiva
 durante a escovação
Lançamento da P&G é considerado pela empresa o mais avançado da sua história
 
Ela faz cara feia se há pressão excessiva sobre os dentes. E pode ficar contente se o tempo de escovação chegar à recomendação de dois minutos. Também coordena a escovação nos quatro cantos da boca. Sim, é uma escova inteligente, e faz parte da nova linha de escovas elétricas que é a aposta da multinacional P&G para o Brasil.
 
Os conselhos do novo equipamento, apresentado em Frankfurt, são possíveis por meio de um timer e um sensor de pressão sem fio. Também tem tecnologia 3D, que consiste em unir oscilação e rotação pulsante para tornar a limpeza mais efetiva. A escova, promete a multinacional americana, é capaz de realizar 40 mil movimentos por segundo.
 
O produto foi criado durante testes com robôs no centro de pesquisas da empresa na cidade de Kronberg, na Alemanha. A escova alcançou eficácia desejada pelo fabricante, mas era necessário que a escovação durasse dois minutos. Como pesquisas apontam que o consumidor escova por menos de dois minutos, foi preciso criar um guia eletrônico.
           
Toda essa tecnologia tem um preço alto: chega ao mercado brasileiro em outubro por R$ 349. Mas a marca lança, ao mesmo tempo, mais duas versões do produto em faixas de preço mais acessíveis no País: R$ 199 e R$ 99. Porém, têm menos funcionalidades, e realizam menos movimentos por minuto. Porém, todas vêm com timer para regular o tempo de escovação.
 
As escovas elétricas já representam 30% da fatia de mercado de cuidados bucais na Alemanha e 7% nos Estados Unidos. Guillermo Rivera Rio, vice-presidente do segmento de cuidados bucais da P&G na América Latina, vê potencial de crescimento no Brasil. O lançamento no País acontece em conjunto com o México, os dois maiores mercados do segmento na América Latina. "Mesmo países com menor PIB [Produto Interno Bruto] que os Estados Unidos, como Espanha e Colômbia, a participação chega a 20%", explica. A favor, Rio conta que os consumidores brasileiros se preocupam mais com a saúde bucal. "Sabemos que os brasileiros escovam os dentes em media três vezes por dia, mais do que países europeus".
                          
Para conquistar consumidores, a empresa faz desde julho uma aproximação com dentistas. Os profissionais poderão indicar o produto em caso de escovação inadequada ou de moléstias como gengivite. Também aposta em campanhas publicitárias para atrair aficionados por novas tecnologias.
 
No Brasil, o embaixador da Oral-B é o apresentador Luciano Huck, que fará parte dos anúncios.
 
Os principais canais de distribuição dos produtos, que serão importados da Alemanha, serão farmácias e supermercados no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A expectativa é que, ao completar um ano, seja distribuído para todo o País.
 
Mais valor
As escovas representam 30% das vendas da área de cuidados bucais da P&G no Brasil. Com maior valor agregado, é um modo de a empresa rentabilizar seu negócio, já que o refil, que terá que ser trocado a cada três meses, custará o preço de uma escova manual topo de linha.
 
A P&G tem hoje uma linha de escovas elétricas no Brasil, mas a tendência é que seja descontinuada, conta Rio. "Percebemos que não agregamos muito valor ao produto e resolvemos desenvolver a nova linha".
 
Produtos inovadores e com novas tecnologias têm sido a estratégia da multinacional para ganhar mercado. O objetivo é que 50% do crescimento da empresa esteja atrelado a estes produtos de ponta.

iG

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