Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Altas doses de estatinas reduzem inflamação gengival em cardíacos

O estudo sugere que as medidas tomadas para reduzir as doenças da gengiva também podem reduzir a inflamação nas artérias
 
As estatinas, medicamentos comumente prescritos para diminuir o colesterol, foram associadas à redução da inflamação relacionada com a doença gengival .

O mesmo estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology, afirma que as medidas tomadas para reduzir as doenças da gengiva também podem reduzir a inflamação nas artérias e vice-versa. "A doença periodontal é caracterizada pela inflamação crônica da gengiva e afeta cerca de 50 %da população adulta dos EUA", disse Ahmed Tawkol, MD, co-diretor do Programa de Estudos Cardíacos do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School . "A periodontite e aterosclerose são ambas impulsionadas pela inflamação."

No estudo, pacientes com doença cardíaca ou alto risco de doença cardíaca passaram a tomar de forma aleatória doses de 10 a 80 mg de estatinas diariamente durante 12 semanas. Exames de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET / CT) foram realizados após quatro e 12 semanas e comparados com varreduras tomadas antes do início do tratamento.

Os 59 pacientes incluídos na análise final mostraram uma redução significativa da inflamação da gengiva após quatro semanas de tratamento com maior dose de estatina. Outro resultado do estudo foi que melhoria da inflamação da gengiva esteve diretamente ligada com melhoria na doença aterosclerótica.

Os autores do estudo concluíram que a pesquisa fornece mais evidência de ligação entre a doença periodontal e a aterosclerose e demonstra que os tratamentos que visam a redução da inflamação em uma destas condições pode produzir melhorias à outra. Os autores também levantaram a possibilidade de que a melhoria da higiene oral para reduzir a inflamação das gengivas, levando à redução da inflamação das artérias.

"As estatinas têm efeitos benéficos para além das suas propriedades antidislipémicos", disse Tawakol. "Os médicos devem levar isso em consideração quando se discute as opções de tratamento anti-hiperlipidémicos com seus pacientes."

Tawakol acrescentou que os pacientes com doença cardíaca e acidente vascular cerebral devem informar seus médicos sobre qualquer doença gengival significativa e devem tomar cuidados especiais com as doenças da gengiva.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário