Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Exercício físico na gravidez ajuda a desenvolver cérebro do bebê

Reprodução/Daily Mail
Atividade física pode aumentar a produção do BDNF — proteína
responsável por preservar o aprendizado e a memória
Estudos sugerem que atividade física aumenta QI e vocabulário da criança até aos cinco anos
 
Uma pesquisa realizada na Universidade de Montreal, no Canadá, descobriu que mulheres que se exercitam durante a gravidez podem ajudar no desenvolvimento do cérebro do bebê. Apenas três sessões por semana, com duração de 20 minutos já fazem a diferença. As informações são do site Daily Mail desta segunda-feira (11).
 
Segundo os pesquisadores, essa atitude “vai encorajar o público feminino a mudar os seus hábitos de saúde, uma vez que o simples ato de se exercitar durante a gestação poderá fazer a diferença no futuro do filho”.
 
Durante a pesquisa, dez mulheres grávidas fizeram exercícios físicos, três vezes por semana com duração de quase duas horas, em média. Algumas caminharam enquanto outras resolveram correr, pedalar ou nadar. Já o segundo grupo não fez nenhuma atividade mas, se manteve ativo durante 10 minutos por semana.
 
Quando os bebês nasceram, os pesquisadores mediram a atividade cerebral de cada um, usando um gorro com mais de cem eletrodos almofadados com uma esponja. À medida que cada criança dormia no colo de sua mãe, um ruído era emitido repetidamente. Ocasionalmente, o sinal era interrompido por um segundo som.
 
Os resultados mostraram que os dois sinais emitidos eram mais fáceis de serem identificados e distinguidos em bebês cujas mães se exercitaram. Isto é visto como um sinal de “maturidade”, ou seja, sugere que o cérebro se desenvolveu mais rapidamente.
 
QI, vocabulário e proteína
Novas pesquisas apresentadas em uma conferência anual, realizada pela Sociedade de Neurociência, mostraram também que o exercício físico, quando feito durante a gravidez, aumenta o QI e o vocabulário da criança até aos cincos anos de idade.
 
Outro estudo sugere que mulheres ativas durante a gestação podem aumentar o potencial de saúde do coração da criança anos mais tarde.  
 
Apesar das pesquisas, ainda não se está claro o porquê a atividade física ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto. Porém, tudo indica que o exercício ajude no aumento do oxigênio na cabeça. Além disso, ela também pode aumentar a produção de uma proteína do cérebro chamada BDNF — fabricada pelos neurônios e responsável por preservar as funções essenciais da pessoa, como aprendizado e memória.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário