Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mau uso da maquiagem pode causar problemas oculares

Mau uso da maquiagem pode causar problemas oculares Jessé Giotti/Agencia RBS
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mulheres
 têm os olhos mais vulneráveis do que os homens
Duas em cada dez mulheres que usam maquiagem apresentam problemas por conta do mau uso dos produtos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia
 
Maquiar-se faz parte da rotina da mulher, que conta com diversos produtos para realçar a beleza dos olhos como: lápis, rímel, delineador, curvex e pinceis, entre outros. Porém, os olhos podem sofrer por causa da vaidade: lacrimejam, coçam e ficam irritados. Muitas vezes os produtos provocam determinadas doenças oculares, como a blefarite — inflamação das pálpebras que é provocada pelo uso de cosméticos —, causando irritação, prurido e vermelhidão nos olhos.
 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mulheres têm os olhos mais vulneráveis do que os homens e, portanto, apresentam mais problemas oftalmológicos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em cada dez mulheres que usam maquiagem, duas apresentam problemas oculares por conta do mau uso dos produtos.
 
A oftalmologista Amaryllis Avakian explica que nesses casos, é necessário suspender o uso dos cosméticos comuns e recorrer aos hipoalergênicos, preparados para não causarem nenhum tipo de irritação.
 
É preciso também se atentar à data de validade dos produtos, pois sua composição contêm corantes e conservantes, entre outras substâncias que têm prazo de validade para agir. Ao fim desse prazo, a garantia da não instalação de bactérias e fungos em seu produto deixa de existir, de acordo com a médica.
 
Além da blefarite, outros problemas oftalmológicos também podem ser desenvolvidos devido ao uso de cosméticos como: conjuntivites alérgicas ou irritativas, calculoses palpebrais por depósitos de resíduos nas pálpebras, olho seco e ceratites por traumas, causadas principalmente com pinceis e escovinhas de rímel.
 
A especialista ressalta que ao perceber alguma reação alérgica, é necessário consultar de imediato um oftalmologista para iniciar o tratamento da inflamação e saber sua origem.
 
— É interessante não persistir no uso, pois traumatizar os olhos ao coçá-los, causa alterações na superfície da córnea — afrma Amaryllis.
 
Fique atenta! Veja algumas dicas da oftalmologista para manter a saúde dos seus olhos:
 
— O esmalte contém uma substância que pode causar alergia ao ter contato direto com o olho, causando irritação
 
— Produtos vencidos, de qualidade duvidosa, ou até mesmo maquiagem compartilhada podem provocar alergias e inflamações nos olhos.
 
— A maquiagem precisa ser removida antes de dormir. Esse hábito evita que olhos mais sensíveis fiquem com as pálpebras inchadas e com secreção ocular.
 
— Para as mulheres que usam lentes de contato a dica é colocar as lentes antes de se maquiar.
 
— Opte por produtos hipoalérgicos, pois eles são preparados para não causar nenhum tipo de irritação.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário