Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Maior campanha mundial contra pólio vai imunizar 20 milhões no Oriente Médio

Projeto foi lançado uma semana após a confirmação de um surto da doença que já deixou 10 crianças paralíticas na Síria
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão lançaram a maior campanha mundial de vacinação contra a poliomielite em sete países e territórios do Oriente Médio.
 
A campanha, lançada uma semana depois de a região declarar emergência contra a pólio, tem como objetivo vacinar mais de 20 milhões de crianças contra a doença.
 
O Unicef adquiriu 1,3 bilhão de doses da vacina oral (OPV), número que deve atingir 1,7 bilhão até o fim do ano.
 
O projeto inclui uma campanha de vacinação intensa por seis meses e o monitoramento completo até a erradicação global da doença.
 
O chefe do setor no Unicef, Peter Crowley, afirmou que o surto de pólio na Síria mostra que a doença representa uma ameaça às crianças em todas as partes do globo.
 
Mais de 650 mil crianças sírias foram vacinadas contra a pólio e várias outras doenças, incluindo mais de 115 mil em Deir-ez-Zor, província onde o surto foi confirmado na semana passada.
 
Essa é a primeira vez desde 1999 que o país tem um caso de pólio. Segundo as autoridades, até agora, 10 crianças sírias ficaram paralíticas por causa do tipo mais forte do vírus.
 
Os especialistas disseram que a cepa do vírus encontrado na Síria é a mesma detectada no Egito e em Israel.
 
Condições sanitárias precárias
A região não registrou nenhum caso da doença por quase uma década, mas nos últimos 12 meses o vírus da pólio foi detectado no Egito, em Israel, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Ainda na lista estão Iraque, Jordânia, Turquia e Síria.
 
O vírus da pólio geralmente atinge crianças em locais sem qualquer condições sanitárias. A transmissão acontece pelo contato pessoal ou pelo consumo de alimentos contaminados com fezes.
 
A doença ataca o sistema nervoso e pode matar ou causar paralisia. As autoridades de saúde afirmam que para cada caso de pólio registrado, 200 outras crianças podem estar infectadas.
 
Não há cura para a pólio e a doença só pode ser evitada através da vacinação. Desde 1988, as campanhas de vacinação reduziram os casos de poliomielite em mais de 99% no mundo inteiro. Os especialistas afirmam que a doença está caminhando para ser erradicada.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário