Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Exercícios físicos são aliados no combate à dor nas costas, afirmam especialistas

Exercícios físicos são aliados no combate à dor nas costas, afirmam especialistas Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Mesmo atividades físicas simples como a caminhada ajudariam
 para aliviar o sintoma
Prática fortalece a musculatura e reduz o risco de lesões na coluna vertebral
 
A prática de atividade física, mesmo que cause desconforto a quem sofre com a dor lombar, colabora para aliviar o sintoma. É o que indica um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
 
Na ocasião, 109 pessoas que apresentavam o problema foram divididas em dois grupos: enquanto o primeiro se manteve fisicamente ativo, apesar da dor, o segundo praticou menos exercícios, e somente até o ponto de os mesmos não serem dolorosos.
 
O resultado foi que os pacientes do primeiro grupo se recuperaram muito mais rapidamente e foram diagnosticados como menos propensos a se sentirem deprimidos, apesar de sentirem mais dores durante a prática do exercício.
 
— Se praticada regularmente, a atividade física não só alivia as dores de quem já sofre com a lombalgia, como também previne a dor nas costas em que ainda não a sentiu. O exercício ajuda a fortalecer a musculatura, o que aumenta a sustentação do corpo, diminui o risco de lesões e melhora a postura. Mas para quem é sedentário, é bom tomar cuidado com a intensidade dos exercícios, que deve progredir com o tempo — recomenda o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo.
 
O especialista ainda afirma que o sedentarismo é a principal causa da dor nas costas.
 
— Entre 25 e 30 anos, os discos intervertebrais, que protegem e amortecem o atrito entre as vértebras na coluna, podem começar a apresentar complicações. Esse desgaste ocorre por causa dos maus hábitos, como fumar, carregar excesso de peso e falta de consciência postural, mas, sem dúvida, a falta de atividades físicas é o principal fator hoje em dia — destaca Melo.
 
Ainda de acordo com ele, o mais indicado para quem sofre com a dor lombar é que a prática de exercícios físicos seja de, no mínimo, 30 minutos diários. Entre as atividades mais aconselhadas estão a natação, a caminhada e a corrida leve.
 
— A musculação é uma das grandes dúvidas dos pacientes. Ela não faz mal, mas quem tem lombalgia deve tomar cuidado para não forçar a coluna em flexão ou extensão exagerada. Além disso, o paciente nunca deve erguer pesos em pé, mas sempre o mais próximo possível do corpo e com os joelhos flexionados — orienta o médico.
 
Dicas simples para abandonar o sedentarismo e evitar a dor nas costas
— Prefira subir e descer escadas ao invés de usar o elevador ou a escada rolante;
 
— Deixe o carro na garagem para percorrer pequenas distâncias, como, por exemplo, aquela ida à padaria;
 
— No escritório, tente levantar a cada meia hora e caminhar um pouco pelo ambiete de trabalho - isto ajuda a evitar as dores;
 
— Quem pega ônibus para voltar para casa pode descer uma parada antes e fazer o restante do trajeto a pé;
 
— Pequenas tarefas domésticas, como fazer faxina, levar o cachorro para passear e arrumar a cama colaboram para colocar o corpo em movimento e evitar problemas futuros.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário